Aprender a ser músico: circularidade entre formação e atuação profissional no cenário de Santa Maria-RS

Autores

  • Luís Fernando Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Felipe Batistella Alvares Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Esta pesquisa analisou os processos de produção de identidades em um grupo demúsicos da cidade de Santa Maria/RS. Inserida nas teorizações propostas pelosEstudos Culturais, a investigação apontou uma circularidade entre formação musical eatuação profissional, em que o músico, seja na “escola da vida” ou em instituições deensino, estabelece uma constante busca por novas oportunidades de trabalho atravésde um intensivo investimento em si próprio. A investigação considera que estão emjogo, na produção das identidades desses músicos, diferentes artefatos e instânciasculturais que educam cotidianamente, inserindo em suas vidas formas específicas deexperienciar música que moldam as escolhas e caminhos a serem percorridos durantea trajetória profissional. A pesquisa mostrou que, como efeito dessas pedagogiasculturais, emerge um profissional atento a uma ampla gama de possibilidades deatuação profissional, o que, por sua vez, exige um senso de oportunidade, inovação eflexibilidade próprio de uma discursividade empreendedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Lazzarin, L. F., & Alvares, F. B. (2014). Aprender a ser músico: circularidade entre formação e atuação profissional no cenário de Santa Maria-RS. REVISTA DA ABEM, 22(32). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/466

Edição

Seção

Artigos