Narrativas de profissionalização docente em música: uma epistemologia política na perspectiva da Teoria Ator-Rede

Delmary Vasconcelos de Abreu

Resumo


Este trabalho traz uma reflexão teórica, à luz da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour,(2010) sobre os movimentos persuasivos em direção à profissionalização emmúsica que os professores, informantes de uma pesquisa concluída sob formade tese de doutorado, fazem no espaço escolar. Por se tratar de uma pesquisasobre profissionalização docente adotei, dentro da pesquisa biográfica (Delory-Momberger, 2008), a expressão “narrativas de profissionalização”. Essa perspectivada profissionalização torna visíveis aspectos da profissão docente que, muitas vezes,aparecem como desassociados ou despercebidos pelos sujeitos ou instituiçõesde ensino. A Teoria Ator-Rede, compreendida como uma epistemologia política,contribui para ampliar o nosso olhar para além das complexidades epistemológicas,pragmáticas e axiológicas, que estão dentro da ciência da educação musical. Asnarrativas mostram que não basta ensinar música para o aluno, mas também criarmovimentos persuasivos em direção à aceitação daquilo que é ensinado para,assim, estabilizar projetos musicais de seus interesses dentro do espaço escolar.Entender o quanto a música é importante para a escola só é possível pelos efeitosproduzidos no contexto escolar.

Palavras-chave: profissionalização docente em música; epistemologiapolítica; narrativas de profissionalização.


Referências


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