Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica

Autores

  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

Artigo sobre criatividade na educação com objetivo de compreender como asdimensões do ensino criativo se articulam em atividades de composição musical naescola básica. O desenho metodológico incluiu observação e registro em vídeo deaulas de música, grupos focais com as crianças e duas modalidades de entrevistacom a professora participante: entrevista semiestruturada e de reflexão com vídeo.Focalizando a docência na perspectiva da professora Madalena, são analisadas trêsdimensões centrais do ensino criativo: a construção das relações sociais na classe,o engajamento dos interesses e a valorização das contribuições das crianças. Aolongo do tempo, essas formas de participação social configuraram uma comunidadede aprendizagem musical engajada e comprometida no processo de negociaçãoe significação das práticas em sala de aula, compartilhando maneiras de fazer epensar música que sustentam a aprendizagem criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre e doutora em Música/Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Publicou artigos em importantes revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas sobre formação, processos e práticas em educação musical, com ênfase na aprendizagem criativa.

Referências

BRITO, Maria Teresa Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BURNARD, Pamela; MURPHY, Regina. Introduction. In: BURNARD, Pamela; MURPHY, Regina (Eds.). Teaching Music Creatively. London: Routledge, 2013. p. xvii-xix.

BURNARD, Pamela. Teaching music creatively. In: BURNARD, Pamela; MURPHY, Regina (Eds.). Teaching Music Creatively. London: Routledge, 2013. p. 1-11.

BURNARD, Pamela; YOUNKER, Betty Anne. Problem-solving and creativity: insights from students’ individual composing pathways. International Journal of Music Education, v. 22, n. 1, p. 59-76, 2004.

CRAFT, Anna. Creativity in Schools: tensions and dilemmas. London: Routledge, 2005.

CRAFT, Anna et al. Possibility thinking with children in England aged 3-7. In: CRAFT, Anna; CREMIN, Teresa; BURNARD, Pamela (Eds.). Creative learning 3-11: and how to document it. Sterling: Trentham Books Limited, 2008. p. 65-73.

GALL, Marina; BREEZE, Nick. Music and eJay: An opportunity for creative collaborations in the classroom. International Journal of Educational Research, v. 47, p. 27-40, 2008.

GIMENO SACRISTÁN, José. O aluno como invenção. Tradução Daisy Vaz de Moraes. Artmed: Porto Alegre, 2005.

GROMKO, Joyce Eastlund. Children composing: inviting the artful narrative. In: HICKEY, Maud (Ed.). Why and how to teach music composition: a new horizon for Music Education. Reston: MENC - The National Association for Music Education, 2003. p. 69-90.

JEFFREY, Bob; WOODS, Peter. Creative learning in the Primary School. London: Routledge, 2009.

McDONALD, Raymond A. R.; MIELL, Dorothy. Creativity and music education: the impact of social variables. International Journal of Music Education, n. 36, p. 58-68, 2000.

MARTINAZZO, Celso José. Pedagogia do entendimento intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2005.

MELLOR, Liz. Listening, language and assessment: the pupils’ perspective. British Journal of Music Education, n. 17, v. 3, p. 247-263, 2000.

SAWYER, R. Keith. Learning music from collaboration. International Journal of Educational Research, v. 47, p. 50-59, 2008.

SPENDLOVE, David; WYSE, Dominic. Creative learning: definitions and barriers. In: CRAFT, Anna; CREMIN, Teresa; BURNARD, Pamela (Eds.). Creative learning 3-11: and how to document it. Sterling: Trentham Books Limited, 2008. p. 11- 18.

STAUFFER, Sandra. Identity and voice in young composers. In: HICKEY, Maud (Ed.). Why and how to teach music composition: a new horizon for Music Education. Reston: MENC - The National Association for Music Education, 2003, p. 91-111.

WEBSTER, Peter R. “What do you mean, make my music different”? Encouraging revision and extensions in children’s music composition. In: HICKEY, Maud (Ed.). Why and how to teach music composition: a new horizon for Music Education. Reston: MENC - The National Association for Music Education, 2003. p. 55-65.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. 18th printing. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

YOUNG, Susan. Time-space structuring in spontaneous play on educational percussion instruments among three- and four-year-olds. British Journal of Music Education, v. 20, n. 1, p. 45-59, 2003.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Beineke, V. (2015). Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica. REVISTA DA ABEM, 23(34). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/531

Edição

Seção

Artigos