Processos de aprendizagem expert de pianistas e cravistas, desde a infância até uma idade adulta

Autores

  • Ana Isabel Brasil Unirio
  • Afonso Celso Galvão Universidade Católica de Brasília

Resumo

Esta pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado1 e focalizou os processosde aprendizagem de músicos pianistas e cravistas de tradição clássica. Teve comoobjetivos explorar alguns mecanismos de estudo utilizados por experts desde ainfância até uma idade mais avançada. O trabalho apresentou caráter qualitativoexploratório e teve como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada emque foram entrevistados 10 músicos em contexto nacional, considerados expertsquer por sistema de rankings, quer por identificação pelos pares. Os resultadosdemonstram que as habilidades adquiridas pelos músicos são facilitadas por umconjunto de métodos utilizados. Tal competência é adquirida ao longo de muitosanos, atravessando diversas fases. A divulgação de tais estratégias de estudo poderáfacilitar os estudantes aspirantes a experts nos seus processos de aprendizagem e,consequentemente, à aquisição de expertise musical, bem como trazer avanços àspesquisas sobre educação musical.

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Biografia do Autor

Ana Isabel Brasil, Unirio

Graduação piano (universidade Évora Portugal)

especialização mestrado etnomusicilogia, universidade ciências sociais e humanas, Lisboa Portugal

mestrado educação, universidade católica Brasilía

aluna especial programa de doutorado universidade federal rio de janeiros

Afonso Celso Galvão, Universidade Católica de Brasília

Professor Afonso Galvão concluiu cursos de Mestrado e Doutorado em Psicologia Educacional, ambos pela Universidade de Reading Inglaterra, além de duas especializações em Psicologia também realizadas na Inglaterra, além de ter frequentado procesos de formação em Psicanálise tanto na Inglaterra como no Brasil. Graduado em Psicologia pela The Open University, Londres e em Música pela Universidade de Brasíia, atuou profissionalmente como músico violoncelista da Arion Symphony Orchestra (Reading Inglaterra) e da Orquestra sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Brasília). Foi Diretor Executivo da Orquestra do Teatro Nacional durante a gestão do Maestro Claudio Santoro e Diretor de Projetos e Relações Institucionais na gestão do Maestro Claudio Cohen. Atualmente é professor adjunto II do Núcleo Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Na UCB, ocupou os cargos de Diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Afonso Galvao tem desenvolvido trabalhos de consultoria para diversas instituições, incluindo Governos do Japão e Alemanha, Delegação da União Europeia no Brasil, UNESCO, CNPq, FAP-DF, FAPEMA, entre outros. Colaborou com a CAPES como parecerista em diversos projetos internacionais. Afonso Galvao é membro do Comitê Assessor da CAPES para a área de Educação e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal

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Publicado

2015-10-05

Como Citar

Brasil, A. I., & Galvão, A. C. (2015). Processos de aprendizagem expert de pianistas e cravistas, desde a infância até uma idade adulta. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/545

Edição

Seção

Artigos