Processos de aprendizagem expert de pianistas e cravistas, desde a infância até uma idade adulta
Resumo
Esta pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado1 e focalizou os processosde aprendizagem de músicos pianistas e cravistas de tradição clássica. Teve comoobjetivos explorar alguns mecanismos de estudo utilizados por experts desde ainfância até uma idade mais avançada. O trabalho apresentou caráter qualitativoexploratório e teve como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada emque foram entrevistados 10 músicos em contexto nacional, considerados expertsquer por sistema de rankings, quer por identificação pelos pares. Os resultadosdemonstram que as habilidades adquiridas pelos músicos são facilitadas por umconjunto de métodos utilizados. Tal competência é adquirida ao longo de muitosanos, atravessando diversas fases. A divulgação de tais estratégias de estudo poderáfacilitar os estudantes aspirantes a experts nos seus processos de aprendizagem e,consequentemente, à aquisição de expertise musical, bem como trazer avanços àspesquisas sobre educação musical.Downloads
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