A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música

Autores

  • Nair Aparecida Rodrigues Pires Universidade federal de Ouro Preto

Resumo

Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declaradospelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçãoà Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais,identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teóricoestá fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) ena tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para acoleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandosdo Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dosdados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do materialcoletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissionalem construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistaspara fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educaçãobásica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos delicenciatura no Brasil.

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Biografia do Autor

Nair Aparecida Rodrigues Pires, Universidade federal de Ouro Preto

Professora Adjunda do Departamento de Música da UFOP. Leciono as disciplinas: Estágio Supervisionado, Metodologia da Educação Musical,  Políticas Públicas e Educação e Instrumento Harmônico

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Publicado

2015-10-05

Como Citar

Rodrigues Pires, N. A. (2015). A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/552

Edição

Seção

Artigos