A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis

Autores

  • Vanessa Weber Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Wilke Freitas Garbosa Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa[1], desenvolvida junto ao grupoFAPEM: Formação, ação e pesquisa em educação musical, que teve como objetivocompreender o processo de construção da docência de instrumentistas bacharéisque atuam como professores de instrumento. A pesquisa, de cunho qualitativo,adotou como metodologia a investigação biográfico-narrativa (Bolívar, Domingo,2006), por meio da qual foram produzidas narrativas de três bacharéis formadospela UFSM, professores de instrumento. Como referencial teórico, a pesquisa tevecomo base estudos de Gauthier et al. (2006), Tardif (2012) e Isaia e Bolzan (2009,2010). Conscientes de que as narrativas dos três colaboradores não representama totalidade dos percursos formativos para a docência, concluímos que cadabacharel em instrumento torna-se docente-bacharel através da construção e damobilização de saberes, os quais são integrados ao ser professor por meio dosprocessos formativos e das experiências na prática profissional. Além disso,percebemos que os professores, em sua prática docente, mobilizam, além dossaberes descritos por Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012), saberes específicos aoprofessor de instrumento, como o saber da função educativa (Araújo, 2005) e umsaber relacionado a aspectos da técnica, expressão musical, além do preparo físicoe emocional para a apresentação pública, o qual identificamos como “saber daperformance”.


[1] O presente artigo apresenta um recorte da dissertação “Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis”,desenvolvida no âmbito do PPGE/UFSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Weber, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Música - Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Linha Educação e Artes) e é doutoranda em Educação pelo mesmo programa (PPGE/UFSM), pesquisando sobre a educação musical e pedagogia. Participa do grupo de estudos e pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, coordenado pelas professoras Cláudia Ribeiro Bellochio e Luciane Wilke Freitas Garbosa, desenvolvendo pesquisas com os temas: formação de professores, saberes docentes, história de vida e narrativas. Possui experiência docente na área de Educação Musical, atuando com o ensino de flauta doce e musicalização em escolas de Educação Básica e Projetos Sociais, e com o ensino de flauta transversal no Curso de Extensão em Música da UFSM. Além disso, atuou como professora na área de Educação Musical do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM.

Luciane Wilke Freitas Garbosa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) - e doutorado em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Professora Associado - Nível 2 - da Universidade Federal de Santa Maria, atuando com formação de professores nos cursos de Licenciatura em Música, Pedagogia e Educação Especial, junto ao Laboratório de Educação Musical - LEM, do Centro de Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, materiais didáticos, formação de professores, estágio supervisionado, histórias de vida, memórias. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Linha de Pesquisa: Educação e Artes, entre 2004 e 2014. É vice-líder do grupo de pesquisa (CNPq/) FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. É editora da Revista da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. Atua como parecerista de eventos na área de Música/Educação Musical e na área de Educação.

Referências

ARAÚJO, Rosane. Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

BELLO, Marcia. Saberes pedagógicos na docência de música. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2004.

BOLÌVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús. La investigación biográfico y narrativa en Iberoamérica: campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research. v. 7, n. 4, Sep. 2006.

CARVALHO, Isamara Alves. Saberes docentes dos instrumentistas professores: diálogo entre ensinar e avaliar um curso de instrumento musical. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

CATANI, Denice; BUENO, Belmira; SOUSA, Cynthia. "O amor dos começos": por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa. N.111, p. 151-171, dez. 2000.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: EGGERT, E. et al. (Orgs.) Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. p. 253-267, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

GAUTHIER, Clermont. TARDIF, Maurice. A pedagogia de amanhã. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (orgs.). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GEMESIO, Cláudia. “Eu ensino da mesma forma que aprendi”: práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística – música, habilitação – piano. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

GLASER, Scheilla R; FONTERRADA, Marisa. Músico-professor: uma questão complexa. Música Hodie, v. 7, n. 1, p. 27-49, 2007.

ISAIA, Sílvia; BOLZAN, Dóris. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, Sílvia; BOLZAN, Dóris (Orgs.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. p. 121-143. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

ISAIA, Sílvia; BOLZAN, Dóris. Movimentos construtivos da docência/aprendizagem: tessituras formativas. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Encontro Nacional de didática e prática de ensino. v. 1. p. 1-14, Belo Horizonte: UFMG, 2010.

KOTHE, Fausto. A atuação docente de bacharéis em música inseridos em orquestras. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, 2012.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez., 2009.

MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.03, n.03, p.11-49, 2010.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Formação continuada e complexidade da docência: o lugar da universidade. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 14., 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Anais. Porto Alegre: ENDIPE, 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOSTAÇO, Edelcio. Conceitos operativos nos estudos da performance. Sala Preta, vol. 12, n. 2, p. 143-153, 2012.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, p. 11-30, 1992

NUNES, Célia. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.

OLIVEIRA, Karla. Professores de piano: um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA; Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

REQUIÃO, Luciana. Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do músico. Revista da Abem, v. 7, p. 59-67, 2002.

SANTOS, Ana Roseli. Formação e prática do professor de instrumento de cordas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Andrade. O que pode a Performance na Educação? Educação e Realidade, vol. 35, n. 2, p. 23-35, 2010.

SCOGGIN, Gláucia Borges. A pedagogia e a performance dos instrumentos de cordas no Brasil: um passado que ainda é realidade. Per Musi, v. 7, p. 25-36, 2003.

SILVA, Gabriele. A formação do professor de instrumento a partir das concepções de alunos e professores do curso de licenciatura em instrumento da UFPB. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

SLOBODA, John A. The musical mind: the cognitive psychology of music. Oxford: Oxford University Press, 1985.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento. Música em Perspectiva, v. 7, p. 30-56, 2014.

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

Weber, V., & Garbosa, L. W. F. (2015). A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/557

Edição

Seção

Artigos