A construção da docência do professor de instrumento: um estudo com bacharéis
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa[1], desenvolvida junto ao grupoFAPEM: Formação, ação e pesquisa em educação musical, que teve como objetivocompreender o processo de construção da docência de instrumentistas bacharéisque atuam como professores de instrumento. A pesquisa, de cunho qualitativo,adotou como metodologia a investigação biográfico-narrativa (Bolívar, Domingo,2006), por meio da qual foram produzidas narrativas de três bacharéis formadospela UFSM, professores de instrumento. Como referencial teórico, a pesquisa tevecomo base estudos de Gauthier et al. (2006), Tardif (2012) e Isaia e Bolzan (2009,2010). Conscientes de que as narrativas dos três colaboradores não representama totalidade dos percursos formativos para a docência, concluímos que cadabacharel em instrumento torna-se docente-bacharel através da construção e damobilização de saberes, os quais são integrados ao ser professor por meio dosprocessos formativos e das experiências na prática profissional. Além disso,percebemos que os professores, em sua prática docente, mobilizam, além dossaberes descritos por Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012), saberes específicos aoprofessor de instrumento, como o saber da função educativa (Araújo, 2005) e umsaber relacionado a aspectos da técnica, expressão musical, além do preparo físicoe emocional para a apresentação pública, o qual identificamos como “saber daperformance”.
[1] O presente artigo apresenta um recorte da dissertação “Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis”,desenvolvida no âmbito do PPGE/UFSM.
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