Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música

Autores

  • Regina Finck Schambeck UDESC

Resumo

Este artigo aborda a inclusão de alunos com deficiência na aula de música. Combase nos documentos que deram origem à legislação brasileira, que trata sobreinclusão, este estudo visa ampliar as discussões sobre a formação de professorese traçar algumas interfaces com a educação musical, sobretudo tendo em vista apreparação de professores de música para atuarem com alunos com deficiência esuas inserções na educação básica. Através da pesquisa exploratória, identificaramseoutras pesquisas que contribuem para a formação inicial do professor que atuaráem contexto inclusivo e, com base em depoimentos de coordenadores de cursos delicenciatura em música, apontam-se aspectos da temática que possam ser incluídosnos projetos pedagógicos desses cursos. Ignorar a realidade da inclusão dessesalunos no contexto da escola básica nos processos formativos está em desacordocom as atuais políticas de atendimento a pessoas com deficiência no contextoeducacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Finck Schambeck, UDESC

Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Música pela UDESC, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Atua no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS, desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores, inclusão de alunos com deficiências e a repercussão das políticas públicas de educação especial

Referências

ABRAMO, Joseph. Disability in the Classroom: Current Trends and Impacts on Music Education. Music Educators Journal 2012, Disponível em: http://mej.sagepub.com/content/99/1/39. Acesso: Downloaded from mej.sagepub.com by guest on March 13, 2014.

BRASIL, Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Senado Federal.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Do toque ao som: o ensino da musicografia braille como um caminho para a educação musical inclusiva. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Unicamp, São Paulo, 2010.

______. Leitura Musical na Ponta dos Dedos: Caminhos e Desafios do Ensino de Musicografia Braille na Perspectiva de Alunos e Professores, 2006. Disponível em:<http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000380211> Acesso em: 18 fev. 2016.

CAIADO, Kátia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. Campinas: São Paulo. Autores Associados: PUC, 2003.

DARROW, Alice-Ann. Teaching students with hearing losses. General Music Today, 2007, v. 20, n. 27, p. 27-30. Download from: <http://upd.sagepub.com>. Acesso em: 01 Jul. 2013.

FINCK, Regina. Ensinando música ao aluno surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva. Porto Alegre, 2009. 234f. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

FINCK, R., SOARES, J. Currículo, Deficiência e Inclusão: um estudo de caso sobre a formação de professores de música In: IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares: debater o currículo e seus campos, 2010, Porto.

Anais.... Porto: CIIE/Livpsic, 2010.

GLENNIE, Evelin. Prefácio. In: SALMON, Shirley (org.) Hören - Spüren – Spielen: Musikund Bewegungmitgehörlosen und schwerhörigen Kindern. Trad. Diomara Ziller. Germany: Zeitpunkt Musik, 2006, p.7-10.

GUMS, Luana Moína. Educação musical especial: estudo exploratório das produções online (1989 – 2014). 2014. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Música,Centro de Artes, Florianópolis, 2014.

KUNTZE, Vívian, L. A relação do surdo com a música: representações sociais. Florianópolis, 2014. 151 f. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

LELLIS, Cláudia Maria Carrara. A educação musical especial e a musicoterapia. In: IX Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Belém. Anais… Belém: PA, 2000, p.27-31.

NICOLAU, Paula C. L.; SILVA, Maria O. E. da. O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão. In: Entretextos, n. 24. Publicações Lusófonas: Instituto das Ciências em Educação, Portugal, set. 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2014.

SANTOMÈ, Jurgo T. Currículo, justiça e inclusão. In: SACRISTÀN, J.G.(org). Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Artmed, 2013.

SACKS, Oliver. Rebecca. In: O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 198-206.

SALMON, Shirley (org.) Hören - Spüren – Spielen: Musik und Bewegungmitgehörlosen und schwerhörigenKindern. Texto traduzido por Diomara Ziller. Germany: Zeitpunkt Musik, 2006.

SCHAMBECK, R. F. Formação de professores de Música para o contexto inclusivo: perspectivas de graduandos na preparação para atuar com alunos com deficiência. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória. Anais... Vitoria: ES, 17 a 21 de agosto de 2015. ISSN 1983-5973.

______. The Curriculum, disabilities and social inclusion: a comparative study of music teacher-training colleges. In: 31st ISME World Conference or Commission Seminar, Porto Alegre, 2014.

SCHRAER-JOYNER, L.E. Music for children with hearing loss: a resource for parents and teacher. New York: Oxford University Press, 2014.

SILVA, Maria Odete Emygdio da. Escola inclusiva: que formação de professores? In: Entretextos, n.23. Publicações Lusófonas: Instituto das Ciências em Educação, Portugal, jul. 2010. Disponível em: Acesso em: 30 abr. 2014.

SOARES, José; SCHAMBECK, Regina Finck, FIGUEIREDO, Sérgio (org.) A formação do professor de música no Brasil - 1. ed. - Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014. 188 p. ISBN 978-85-8054-198-4

SOARES, Lisabeth. Formação e prática docente musical no processo de educação inclusiva de pessoas com necessidades especiais. Dissertação de Mestrado. São Carlos: UFSCar, 2006.

UNICEF. Declaração Mundial de Educação para Todos nas Américas, 2000. Disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm Acesso em: 20 de fev.2016.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção: na área das necessidades educativas especiais. UNESCO, Salamanca/Espanha, 1994. Disponível em: <http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_9.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2014.

______. Declaración de Santiago.. Disponível em:

< http://www.unesco.org/new/es/santiago/resources/single-publication/news/necesidades_basicas_de_aprendizaje_estrategias_de_accion/#.VtRPwOb0-FE >. Acesso em: 20 fev. 2016.

VALLE, Jan W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH, 2014, 240 p.

VYGOSTKI, L.S. Obras Escogidas V. Fundamentos de defectologia. Aprendizaje. Madrid: Visor, 1997.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Schambeck, R. F. (2017). Inclusão de alunos com deficiência na sala de aula: tendências de pesquisa e impactos na formação do professor de música. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/598

Edição

Seção

Artigos