Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica

Autores

  • Jéssica de Almeida UFSM
  • Ana Lúcia Louro UFSM

Resumo

O artigo problematiza resultados de uma pesquisa de mestrado concluída e esteveamparado em uma abordagem (auto)biográfica, a partir da análise de narrativas dehistórias de vida (Abrahão, 2004a; 2004b; Josso, 2004; 2006; 2008; 2010; Nóvoa,1992; Oliveira, 2001; 2016; Peres, 2012). Na produção destas, quatro professoresdialogaram suas formações com os espaços de atuação na educação básica. Entreas temáticas resultantes, estão “herança pedagógica” (Arroyo, 2012; 2013; Oliveira,2001; Peres, 2011), “discussões sobre a universidade e relações com a prática”(Mateiro, 2003; 2009; Penna, 2010) e “aula a partir do aluno e experiências com oensino da música” (Pereira, 2014; Souza, 2008; Subtil, 2007), em que são discutidasas relações dos educandos com a música (Pedrini, 2013; Ponso, 2011; Ramos, 2002).Refletindo questões pertinentes para professores de música, o artigo visa a alimentara discussão sobre a formação e atuação do professor de música que atua nas escolas hoje.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, UFSM

É licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e Mestre em Educação e Artes pela mesma instituição (2016). Doutoranda em Educação (Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes) UFSM e membro do Grupo de Pesquisas NarraMus, pesquisando a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos. Atua como professora de educação musical na educação básica, como regente de corais infantis e infanto-juvenil, além de ministrar aulas individuais e coletivas de guitarra elétrica, violão e canto.

Ana Lúcia Louro, UFSM

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Histórias de Vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. 2º Edição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

___________. (Org.). A Aventura (Auto)Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 201-224.

ABREU, Delmary V. de. Tornar-se Professor de Música na Educação Básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. 196 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 15. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

___________. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 2012

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

GAULKE, Tamar G. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. 153f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Traduzido por: Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

___________. As identidades biográficas são sustentadas por uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: Horizontes, v. 26, n. 2, p. 9-20, 2008.

___________. Os relatos de histórias de vida.... In: SOUZA; ABRAHÃO; E. C. de; M. H. M. B (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

__________. Experiências de Vida e Formação. Traduzido por: CLÁUDIO, J; FERREIRA, J. São Paulo: Cortez, 2004.

LOURO, Ana L. M. Improvisando sobre um tema de Larrosa: diários de aula numa disciplina sobre “narrativas de si” na pesquisa em educação musical. In: Educere Et Educare – Revista de Educação, 2013. Cascavel: EDUNIOESTE, v. 8. p. 479-497, 2013.

LIMA, Diogo B. Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

LIMA, Janaína M. A. Ingeburg Hasenack: memórias de uma educadora musical. 2014. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. In: Revista da ABEM, v. 17, n. 22, p. 57-66, 2009.

__________. O comprometimento reflexivo na formação docente. In: Revista da ABEM, v. 11, n. 8, p. 33-38, 2003.

NÓVOA, Antonio. (Org). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Valeska F. de. Espaços e tempos produzindo um professor. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/gtforma/estagio1/84d36d22b5de0e2bf3bbf4e716658544.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2016.

__________. A Memória na Reconstrução das Histórias da Docência. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÂES Jr., A. G. (Orgs.) Memórias no Plural. Fortaleza: LCR, 2001.

PEDRINI, Juliana R.. Sobre aprendizagem musical: um estudo de narrativas de crianças. 2013. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013

PONSO, Caroline C. Música na Escola: concepções de música das crianças no contexto escolar. 2011. 94 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal o Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

PENNA, Maura. Mr. Holland, o professor de música na educação básica e sua formação. In: Revista da ABEM, v. 18, n. 23, p. 25-33, 2010.

PEREIRA, Marcus V. M. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. In: Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014

PERES, Lúcia M. V. Uma psicologia encarnada na busca de outros modos para pensar e fazer a formação inicial de professores: a autobiografia como projeto (auto)formativo. In: Revista @mbienteeducação, v. 5 n. 2. p. 165-170, 2012.

PERES, Lúcia M. V. Imaginários Moventes: das professoras que tivemos à professora que pensamos ser. In: Educere et Educare – Revista de Educação, v. 6 n. 11, 2011.

RAMOS, Sílvia N. Música na televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos. 2002. 187 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

RAPÔSO, Mariane M. Professores de música em escolas particulares em Santa Maria – RS: um estudo a partir de diários de aulas. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

SUBTIL, Maria José D. Mídias, músicas e escola: a articulação necessária. In: Revista da ABEM, v. 15, n. 16, p. 75-82, 2007.

SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano: pesquisas e reflexões. In: SOUZA, J. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 7-12.

TEIXEIRA, Ziliane L. O. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. 2016. 158f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

TEIXEIRA, Ziliane L. O.; LOURO, Ana L. M. E. Memórias Musicais: Momentos-Charneiras nas Narrativas de Acadêmicos em Dança. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro/RJ. Anais... Rio de Janeiro: BioGraph, 2014, v. 1. p. 2531-2540.

TORRES, Maria Cecília de. A. R. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

WEISS, Douglas. A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

WEISS, Douglas; LOURO, Ana L. M. A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. In: Revista da ABEM. 2011, v. 19. n. 26. p. 132-144.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

de Almeida, J., & Louro, A. L. (2017). Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica. REVISTA DA ABEM, 24(37). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/630

Edição

Seção

Artigos