Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica

Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro

Resumo


O artigo problematiza resultados de uma pesquisa de mestrado concluída e esteveamparado em uma abordagem (auto)biográfica, a partir da análise de narrativas dehistórias de vida (Abrahão, 2004a; 2004b; Josso, 2004; 2006; 2008; 2010; Nóvoa,1992; Oliveira, 2001; 2016; Peres, 2012). Na produção destas, quatro professoresdialogaram suas formações com os espaços de atuação na educação básica. Entreas temáticas resultantes, estão “herança pedagógica” (Arroyo, 2012; 2013; Oliveira,2001; Peres, 2011), “discussões sobre a universidade e relações com a prática”(Mateiro, 2003; 2009; Penna, 2010) e “aula a partir do aluno e experiências com oensino da música” (Pereira, 2014; Souza, 2008; Subtil, 2007), em que são discutidasas relações dos educandos com a música (Pedrini, 2013; Ponso, 2011; Ramos, 2002).Refletindo questões pertinentes para professores de música, o artigo visa a alimentara discussão sobre a formação e atuação do professor de música que atua nas escolas hoje.

 


Referências


ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Histórias de Vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. 2º Edição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

___________. (Org.). A Aventura (Auto)Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 201-224.

ABREU, Delmary V. de. Tornar-se Professor de Música na Educação Básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. 196 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 15. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

___________. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 2012

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

GAULKE, Tamar G. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. 153f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Traduzido por: Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

___________. As identidades biográficas são sustentadas por uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: Horizontes, v. 26, n. 2, p. 9-20, 2008.

___________. Os relatos de histórias de vida.... In: SOUZA; ABRAHÃO; E. C. de; M. H. M. B (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

__________. Experiências de Vida e Formação. Traduzido por: CLÁUDIO, J; FERREIRA, J. São Paulo: Cortez, 2004.

LOURO, Ana L. M. Improvisando sobre um tema de Larrosa: diários de aula numa disciplina sobre “narrativas de si” na pesquisa em educação musical. In: Educere Et Educare – Revista de Educação, 2013. Cascavel: EDUNIOESTE, v. 8. p. 479-497, 2013.

LIMA, Diogo B. Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

LIMA, Janaína M. A. Ingeburg Hasenack: memórias de uma educadora musical. 2014. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. In: Revista da ABEM, v. 17, n. 22, p. 57-66, 2009.

__________. O comprometimento reflexivo na formação docente. In: Revista da ABEM, v. 11, n. 8, p. 33-38, 2003.

NÓVOA, Antonio. (Org). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Valeska F. de. Espaços e tempos produzindo um professor. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.

__________. A Memória na Reconstrução das Histórias da Docência. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÂES Jr., A. G. (Orgs.) Memórias no Plural. Fortaleza: LCR, 2001.

PEDRINI, Juliana R.. Sobre aprendizagem musical: um estudo de narrativas de crianças. 2013. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013

PONSO, Caroline C. Música na Escola: concepções de música das crianças no contexto escolar. 2011. 94 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal o Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

PENNA, Maura. Mr. Holland, o professor de música na educação básica e sua formação. In: Revista da ABEM, v. 18, n. 23, p. 25-33, 2010.

PEREIRA, Marcus V. M. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. In: Revista da ABEM, v. 22, n. 32, p. 90-103, 2014

PERES, Lúcia M. V. Uma psicologia encarnada na busca de outros modos para pensar e fazer a formação inicial de professores: a autobiografia como projeto (auto)formativo. In: Revista @mbienteeducação, v. 5 n. 2. p. 165-170, 2012.

PERES, Lúcia M. V. Imaginários Moventes: das professoras que tivemos à professora que pensamos ser. In: Educere et Educare – Revista de Educação, v. 6 n. 11, 2011.

RAMOS, Sílvia N. Música na televisão no cotidiano de crianças: um estudo de caso com um grupo de 9 e 10 anos. 2002. 187 p. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

RAPÔSO, Mariane M. Professores de música em escolas particulares em Santa Maria – RS: um estudo a partir de diários de aulas. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

SUBTIL, Maria José D. Mídias, músicas e escola: a articulação necessária. In: Revista da ABEM, v. 15, n. 16, p. 75-82, 2007.

SOUZA, Jusamara. Aprender e ensinar música no cotidiano: pesquisas e reflexões. In: SOUZA, J. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 7-12.

TEIXEIRA, Ziliane L. O. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. 2016. 158f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

TEIXEIRA, Ziliane L. O.; LOURO, Ana L. M. E. Memórias Musicais: Momentos-Charneiras nas Narrativas de Acadêmicos em Dança. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro/RJ. Anais... Rio de Janeiro: BioGraph, 2014, v. 1. p. 2531-2540.

TORRES, Maria Cecília de. A. R. Identidades Musicais de Alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. 176f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

WEISS, Douglas. A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

WEISS, Douglas; LOURO, Ana L. M. A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. In: Revista da ABEM. 2011, v. 19. n. 26. p. 132-144.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.