Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica
Resumo
O artigo problematiza resultados de uma pesquisa de mestrado concluída e esteveamparado em uma abordagem (auto)biográfica, a partir da análise de narrativas dehistórias de vida (Abrahão, 2004a; 2004b; Josso, 2004; 2006; 2008; 2010; Nóvoa,1992; Oliveira, 2001; 2016; Peres, 2012). Na produção destas, quatro professoresdialogaram suas formações com os espaços de atuação na educação básica. Entreas temáticas resultantes, estão “herança pedagógica” (Arroyo, 2012; 2013; Oliveira,2001; Peres, 2011), “discussões sobre a universidade e relações com a prática”(Mateiro, 2003; 2009; Penna, 2010) e “aula a partir do aluno e experiências com oensino da música” (Pereira, 2014; Souza, 2008; Subtil, 2007), em que são discutidasas relações dos educandos com a música (Pedrini, 2013; Ponso, 2011; Ramos, 2002).Refletindo questões pertinentes para professores de música, o artigo visa a alimentara discussão sobre a formação e atuação do professor de música que atua nas escolas hoje.
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