O FAEM como espaço de formação em educação musical: uma investigaçãoformação a partir de memoriais de mestrandos da UnB
Resumo
Este trabalho busca refletir sobre os conhecimentos, experiências e sentidos produzidospor meio de memoriais formativos desenvolvidos nos encontros da disciplina Formaçãoe (Auto)formação em Educação Musical – FAEM, do Programa de Pós-Graduação emMúsica da Universidade de Brasília. O objetivo, nesse processo com os mestrandosparticipantes, consistiu em desenvolver um trabalho de investigação-formação nocampo da educação musical. Dessa forma, viu-se na abordagem (auto)biográfica apossibilidade de os mestrandos refletirem e ressignificarem sua formação por meio dememoriais formativos. A proposta incidiu em apresentar os registros escritos e reescritospara além do que fora produzido com as leituras de textos, almejando-se uma reflexãoa partir do lugar de sujeitos, da (auto)formação. Assim, propusemos que os alunosproduzissem narrativas a partir da questão: o que o processo investigativo-formativocom memoriais produziu em termos de conhecimentos, experiências e sentidospara os mestrandos no campo da educação musical? A breve análise exposta nestetrabalho nos apresenta pontos significativos para pensarmos sobre o próprio processoda pesquisa-formação: a relevância das questões de investigação para os sujeitospesquisadores, o respeito ao saber desse sujeito que pesquisa, a possibilidade dese olhar a pesquisa como processo de formação do pesquisador. Esses, entre outrosaspectos, nos ajudam a repensar nossa atuação como investigadores-formadores daárea de educação musical.
Palavras-chave: campo da educação musical, memoriais formativos, investigaçãoformação.
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