A “boa música” e o “lixo cultural”: a imposição de uma identidade na revista Nova Escola

Autores

  • Viviane Linda Sarmento Colégio Rainha da Paz
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

Resumo

pesquisa teve como objetivo analisar as matérias sobre educação musical veiculadasna revista Nova Escola, a fim de verificar se suas propostas valorizam os diferentesgrupos culturais presentes no ambiente escolar. Foram analisadas as propostas deeducação musical publicadas na seção “sala de aula”, nas edições que circularamentre 2006 e 2012. O material coletado foi confrontado com os Estudos Culturais.Os resultados indicam que as matérias veiculadas pela revista não contemplam adiversidade do alunado brasileiro e não estão comprometidas com a valorização dasculturas tradicionalmente silenciadas no currículo, pelo contrário, reforçam a identidadecultural dominante.

Palavras-chave: educação musical, Estudos Culturais, identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Linda Sarmento, Colégio Rainha da Paz

Bacharel em Música, Especialista em Linguagens da Arte

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Faculdade de Educação da USP

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Referências

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>. Acesso em: 05/12/2017.

_____. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries): Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://www.portaleducarbrasil.com.br/UserFiles/P0001/Image/PCNsEnsinoFundamental1/Arte.pdf. Acesso em: 05/05/2017

_____. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF: artes, 1998. Disponível em: http://www.portaleducarbrasil.com.br/UserFiles/P0001/Image/PCNsEnsinoFundamental2/Arte.pdf. Acesso em: 05/05/2017

_____. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. Disponível em: http://www.portaleducarbrasil.com.br/UserFiles/P0001/Image/PCNsEnsinoMedio/Baseslegaisparte2.pdf. Acesso em> 12/02/2013.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A F. e CANDAU, V.M. (Orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13 - 37.

CARVALHO, Rosângela Tenório. de. Discursos pela interculturalidade no campo curricular da educação de jovens e adultos no Brasil nos anos 1990. Fênix: Revista pernambucana de educação popular e de educação de adultos. Recife. v. 2, n. 2, p. 49 – 54, dez., 2003.

CONNELL, Robert. Schools and social justice. Montréal: Our Schools/Our Selves Education Foundation, 1993.

FALZETTA, Ricardo. Alunos descobrem música de qualidade. Nova Escola. São Paulo: editora Abril, nº199, fev/2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1026/alunos-descobrem-musica-de-qualidade. Acesso em: 07/05/2017.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, FCC/Autores Associados, no 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, Michel A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986.

______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Começando uma conversa sobre currículo. In: ______. (Org.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008, p. 7- 39.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação e Realidade. Porto Alegre, p. 15-46, jul-dez. 1997

______.Quem precisa de identidade? In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petropólis: Vozes, 2000. p. 103-133.

MARTINS, Ana Rita. Formando bravos compositores. Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, nº 233, jun/jul/2010. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1037/formando-bravos-compositores. Acesso em: 07/05/2017.

MOÇO, Anderson; MARTINS, Ana Rita. Com músicas de Carmem Miranda a turma toda aprende o que é refrão. Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, nº 243, jun/jul/2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2186/com-musicas-de-carmen-miranda-a-turma-toda-aprende-o-que-e-refrao-e-a-tocar. Acesso em: 07/05/2017.

NADAL. Paula. O ensino da música em sete notas. Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, nº 245, set/2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/156/o-ensino-da-musica-em-sete-notas Acesso em: 07/05/2017.

NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. São Paulo: Phorte, 2010.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: Uma introdução. In: SILVA T. T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

POLATO, Amanda. A descoberta do som. Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, nº 207, Nov/2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1034/a-descoberta-do-som. Acesso em: 07/05/2017.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

______. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 73-102.

SOARES, Wellington; VICHESSI, Beatriz. Villa-Lobos e companhia vão até a sala de aula. Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, nº 254, ago/2012. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/villa-lobos-companhia-vao-sala-aula-arte-instrumentos-697642.shtml. Acesso em: 07/05/2017.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. O cavalo de Troia dos conteúdos curriculares. In: APPLE, M. W.; AU, W. ; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.

VEDOVATTO, Juciane. Formação dos professores de arte: do currículo mínimo às diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Artes Visuais. Dissertação. Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2010.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Sarmento, V. L., & Neira, M. G. (2018). A “boa música” e o “lixo cultural”: a imposição de uma identidade na revista Nova Escola. REVISTA DA ABEM, 25(38). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/677

Edição

Seção

Artigos