APRENDIZAGEM MUSICAL COLABORATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MÚSICA

Francine Kemmer Cernev

Resumo


Neste ensaio, busco refletir sobre a importância da aprendizagem musical colaborativa no âmbito da educação musical, trazendo, a partir de uma perspectiva metodológica, discussões e problematizações sobre o emprego das tecnologias digitais nesses contextos. Inicialmente, discorro sobre princípios e visões propostas por autores que tratam do tema, evidenciando desafios e possibilidades de trabalhos desenvolvidos coletivamente. A seguir, apresento trabalhos específicos da educação musical, incluindo pesquisas e aspectos de minha experiência profissional dentro desta perspectiva. Coloco em evidência avanços e limites da área, tecendo considerações sobre o tema passíveis de suscitar questionamentos, abrir novos diálogos, bem como fomentar outros debates. Por fim, defendo que a aprendizagem musical colaborativa deve sempre estar calcada no respeito e na valorização dos interesses dos alunos e professores, a partir do contexto sociocultural de origem, fundamentada numa visão ampla, considerando práticas musicais, valores, conflitos e interesses diversos.


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