APRENDIZAGEM MUSICAL COLABORATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MÚSICA

Autores

  • Francine Kemmer Cernev Universidade de Brasília - UNB

Resumo

Neste ensaio, busco refletir sobre a importância da aprendizagem musical colaborativa no âmbito da educação musical, trazendo, a partir de uma perspectiva metodológica, discussões e problematizações sobre o emprego das tecnologias digitais nesses contextos. Inicialmente, discorro sobre princípios e visões propostas por autores que tratam do tema, evidenciando desafios e possibilidades de trabalhos desenvolvidos coletivamente. A seguir, apresento trabalhos específicos da educação musical, incluindo pesquisas e aspectos de minha experiência profissional dentro desta perspectiva. Coloco em evidência avanços e limites da área, tecendo considerações sobre o tema passíveis de suscitar questionamentos, abrir novos diálogos, bem como fomentar outros debates. Por fim, defendo que a aprendizagem musical colaborativa deve sempre estar calcada no respeito e na valorização dos interesses dos alunos e professores, a partir do contexto sociocultural de origem, fundamentada numa visão ampla, considerando práticas musicais, valores, conflitos e interesses diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNES, Douglas. The value of exploratory talk. In: MERCER, N.; HODGKINSON, S. (Eds.). Exploring talk in school. Los Angeles: Sage, 2008. p. 1-15.

BARNES, Kassandra; MARATEO, Raymond C.; FERRIS, S. Pixy. Teaching and Learning with the Net Generation. Inovation, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2017.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, article 11, 2007.

BRNA, Paul. Modelos de Colaboração. Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 3, [s.p.], 1998.

BRUFFE, Kenneth A. Collaborative Learning: higher education, Interdependence and the authority of knowledge. Baltimore: John Hopkins University Press, 1993.

BURNARD, Pamela. Reframing creativity and technology: promoting pedagogic change in music education. Journal of Music Technology and Education, v. 1, n. 1, p. 196-206, 2007.

CANGRO, Richard M. The effects of cooperative learning strategies on the music achievement of beginning instrumentalists. Tese (Doutorado) – University of Hartford, Hartford, 2004.

CAPELLINI, Vera Lucia Messias F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo para o processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

CERNEV, Francine K. Ensino, Aprendizagem e Formação: o uso das mídias sociais pelos licenciandos de música. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., 2017, Natal. Anais… Natal: ISME/ABEM, 2017a.

CERNEV, Francine K. O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus. Anais… Manaus: ABEM, 2017b.

CERNEV, Francine K. Student collaboration and motivation using digital technologies: a case study in music education. In: ISME ABSTRACTS: ISME WORLD CONFERENCE, 32., 2016, Glasgow. Anais… Glasgow, UK, 2016. v. 1. p. 12-12.

CERNEV, Francine K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: estrate?gias de aprendizagem e motivac?a?o dos alunos. 2015. Tese (Doutorado em Mu?sica) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

CERNEV, Francine K. Aprendizagem Colaborativa mediada pelas Tecnologias Digitais: um estudo realizado nas aulas de música no contexto da educação básica. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 10, p. 1-17, 2013.

CERNEV, Francine K; MALAGUTTI, Vania G. #Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música na Educação Básica, v. 7, p. 96-107, 2016.

CERNEV, Francine K.; RIBEIRO, Giann M.; CERESER, Cristina Mie I. O Uso das Tecnologias Digitais na Motivação para Aprender e Ensinar Música. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais… Natal: ABEM, 2015.

DAVIDSON, Niel; MAJOR, Claire H. Boundary crossings: cooperative learning, collaborative learning, and problem-based learning. Journal on Excellence in College Teaching, n. 25, v. 3&4, p. 7-55, 2014.

DROTNER, Kirsten. Informal Learning and Digital Media: Perceptions, Practices and Perspectives. In: DROTNER, Kirsten; JENSEN, Hans Siggaard; SCHRØDER, Kim Christian (Eds.). Informal Learning and Digital Media. United Kingdon: Cambridge Scholars Publishing, 2008. p. 10-28.

FISHER, Mercedes; BAIRD, Derek. Online Learning Design that Fosters Student Support, Self-Regulation, and Retention. Campus-Wide Information Systems. The International Journal of Information and Learning Technology. v. 22, n. 2, 2005.

FLYNN, Pat; MESIBOV, Dom; VERMETTE, Paul J.; SMITH, R. Michael. Captivating classes with constructivism: practical strategies for pre-service and in-service teachers. New York: Institute for Learning Centered Education, 2013.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In: GIMENO SACRISTÃN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. Cap. 6, p. 119-148.

GOHN, Daniel M. A Internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais. Revista da ABEM, v. 21, p. 25-34, 2013.

GOHN, Daniel M. Um breve olhar sobre a música nas comunidades virtuais. Revista da ABEM. v. 19, p. 113-119, 2008.

GREIFFENHAGEN, Christian. Making rounds: The routine work of the teacher during collaborative learning with computers. The International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning (ijCSCL), v. 7, n. 1, p. 11-42, 2012.

GUERRA, Renata; CERNEV, Francine K. TecnoArte: uso das tecnologias digitais num curso de formação continuada com professores de Arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 23., 2017, Manaus. Anais... Manaus: ABEM, 2017.

HARASIM, Linda. Learning theory and online technologies. New York: Taylor & Francis, 2017.

HENTSCHKE, Liane; SCHNEIDER, Ana Francisca; CERNEV, Francine K. Digital Technology in Music Education: four case studies. In: ISME WORLD CONFERENCE ON MUSIC EDUCATION, 30., 2012, Thessaloniki. Music Paedeia: From Ancient Greek Philosophers Toward Global Music Communities. Thessaloniki, Anais... Thessaloniki, Greece, 2012.

HENTSCHKE, Liane; SCHNEIDER, Ana Francisca; CERNEV, Francine K. Tecnologia digital aplicada a educação musical: quatro estudos de caso. In: UJAT-CEDA ISME 2011 - PAN AMERICAN ISME REGIONAL CONFERENCE, 1.; NORTH AMERICAN ISME CONFERENCE, 1.; LATIN AMERICAN ISME CONFERENCE, 8., Anais... Tabasco, Mexico, 2011.

HILTZ, Roxanne. Collaborative Learning in Asynchronous Learning Networks: Building Learning Communities. WEB98, Orlando, Florida, Novembro. Disponível em: <http://web.njit.edu/~hiltz/ collaborative_learning_in_asynch.htm>. Acesso em: 20 mar. 2017.

JENKINS, Herry. Fans, Bloggers and Gamers: essays on Participatory Culture. New York, London: New York University Press, 2006.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T. Cooperation and the use of technology. In: JONASSEN, D. H. (Ed.). Handbook of research for educational communications and technology. New York: Simon and Schuster Macmillan, 1996. p. 1017-1044.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; HOLUBEC, Edythe J. Cooperation in the Classroom – Revised edition. 8. ed. Edina, MN: Interaction Book Company, 2008.

KAGAN, Spencer; KAGAN; M. Kagan cooperative learning. San Clemente, CA: Kagan Publishing, 2009.

KOSCHMANN, Timothy. Dewey's contribution to the foundations of CSCL research. CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORT FOR COLLABORATIVE LEARNING: FOUNDATIONS FOR A CSCL COMMUNITY, CSCL ’02. Proceedings… Colorado: International Society of the Learning Sciences, 2002. p. 17-22.

LANEY, Robin; DOBBYN, Chris; XAMBÓ, Anna; SCHIROSA, Mattia; MIELL, Dorothy; LITTLETON, Karen; DALTON, Sheep. Issues and techniques for collaborative music making on multi-touch surfaces. In: SOUND AND MUSIC COMPUTING CONFERENCE, 7., Barcelona. 2010.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.

LI, M. P.; LAM, Bick Har. Cooperative learning: the Active Classroom. Hong Kong: The Hong Kong Institute of Education, 2013.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MORAN, José Manuel. Ensino e APRENDIZAGEM inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. São Paulo: Papirus, 2013.

MOURA, Risaelma de Jesus Arcanjo. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Musical: caminhos para a abordagem colaborativa. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 19., 2010, Goiânia. Anais... Goiânia, 2010.

MYERS, Jan (Ed.). Special edition: Cooperative College, Cooperative Education & Research Conference. Journal of Cooperative Studies, v. 50, n. 1, 2017.

OTSUKA, Joice Lee. SAACI – Sistema de apoio à APRENDIZAGEM colaborativa na internet. Dissertação (Mestrado em Computação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

PALINCSAR, A. Sullivan. Social constructivist perspectives on teaching and learning. Annual Review of Psychology, v. 49, p. 345-375, 1998.

PANITZ, Theodore. Collaborative versus cooperative learning – a comparison of the two concepts which will help us understand the underlying nature of interactive learning. 1999. Disponível em: <http://www.capecod.net/~TPanitz/Tedspage>. Acesso em: 8 out. 2017.

PIERCE, Kathryn M.; GILLES, Carol. From exploratory talk to critical conversations. In: MERCER, N.; HODGKINSON, S. (Eds.). Exploring talk in school. Los Angeles: Sage, 2008. p. 37-53.

RODRIGUES, Denize F.; MACÊDO, Ivanildo I. de.; JOHANN, Maria Elizabeth P.; CUNHA, Neisa Maria M. da. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

ROSCHELLE, Jeremy; TEASLEY, Stephanie. The construction of shared knowledge in collaborative problem solving. In: O’MALLEY, C. (Ed.). Computer-supported Collaborative Learning. New York: Springer-Verlag, 1995. p. 69-97.

SEDDON, Frederick A. Music e-learning environments: young people, composing and the internet. In: FINNEY, J.; BURNARD, P. (Eds.). Music Education with digital technology. London: Continuum Ed., 2007. p. 107-116.

SERRES, Michel. Petite Poucette. Paris: Édition Le Pommier, 2012.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

SLAVIN, Robert E. Cooperative learning: what makes groupwork work? In: DUMONT, H.; ISTANCE, D.; BENAVIDES, F. (Eds.). The Nature of Learning: using Research to Inspire Practice. Paris: OECD, 2010. p. 161-178.

STAHL, Gerry. Studying virtual math teams. New York: Springs, 2009.

TORRES, Patrícia L.; ALCÂNTARA, Paulo R.; IRALA, Esrom A. F. Grupos de Consenso: uma proposta de APRENDIZAGEM colaborativa para o processo de ensino APRENDIZAGEM. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 13, p. 129-145, 2004.

VERDEJO, M. Felisa. Interaction and collaboration in distance learning through computer mediated technologies. In: LIAO, T. T. (Ed.). Advanced educational technology: research issues and future technologies. Berlin: Springer-Verlag, 1996. p. 77-88.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Cernev, F. K. (2018). APRENDIZAGEM MUSICAL COLABORATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/718

Edição

Seção

Artigos