CATÁSTROFE! INTERAÇÕES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Luciana Requião Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa Arte, educação musical e a formação do pedagogo, que busca compreender e discutir o papel da arte na educação infantil e as possibilidades de interação do pedagogo nesse contexto. Nele analisamos de que forma o professor- pedagogo em formação se apropria de livros didáticos musicais destinados ao professor não especialista. Por meio de intervenções em turmas da educação infantil, constatou-se que os materiais não são suficientemente legíveis. As atividades propostas foram limitadas por uma compreensão bastante superficial do que pode ser um trabalho com música em sala de aula. A tendência é um apego exagerado aos procedimentos descritos nos livros e pouca liberdade para se arriscar em novas interpretações e interações não previstas. Nesse sentido, os estudantes de pedagogia não foram capazes de, naquele momento, lidar com o incerto e o imprevisto. Mais do que buscar capacitar os futuros professores no manejo com os elementos musicais, o nosso trabalho versa sobre como conjugar esses saberes com a dinâmica de ensino necessária às especificidades do campo de atuação do professor pedagogo, o que implica um trabalho interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Luciana Requião, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Educação

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Requião, L. (2018). CATÁSTROFE! INTERAÇÕES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E LIVROS DIDÁTICOS. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/727

Edição

Seção

Artigos