Memórias de formação musical e construção docente de Monica Pinz Alves

Franciele Maria Anezi, Luciane Wilke Freitas Garbosa

Resumo


No intuito de contribuir com os estudos voltados às memórias de formação emmúsica, o presente artigo, decorrente de pesquisa realizada no ano de 2012, temcomo objetivo compreender as memórias de iniciação musical da professora demúsica Monica Pinz Alves, de forma a conhecer as lembranças ligadas a personagens,acontecimentos e lugares (Pollak, 1992). Além disso, busca refletir sobre como e oque esta professora rememora, no que tange ao seu processo de iniciação musicalaté a entrada na profissão. Os referenciais teórico-metodológicos adotados baseiamsenos estudos (auto)biográficos desenvolvidos junto a professores (Abrahão, 2010;Bueno, 2002; Nóvoa, 1995) e na história oral (Meihy, 2005), trazendo discussões sobrememória (Pollak, 1992) e narrativa. Neste artigo, as memórias da professora Monicasão trazidas com ênfase nos contextos e experiências que a produziram, em especiala família e a igreja, as aulas de música e as práticas iniciais na carreira docente.

In order to contribute to the research about memories of formation in music, thispaper, which is the result of an investigation undertaken in 2012, seeks to understandthe musical initiation memories of the music teacher Monica Pinz Alves, so as to getto know the memories attached to characters, events and places (Pollak, 1992). Inaddition, it seeks to reflect on how and what this teacher rememorates, regarding theprocess of her musical initiation up to the beginning of her profession. The theoreticaland methodological frameworks are based on (auto) biographical studies developedwith teachers (Abrahão, 2010; Bueno, 2002; Nóvoa, 1995) and on oral history (Meihy,2005), bringing discussions about memory (Pollak, 1992) and narrative. In this paper,the memories of Monica are revealed with emphasis on the contexts and experiencesthat produced it, particularly the family and the church, the music classes and the initialpractices in the teaching career.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.