PEQUENOS ENREDOS NAS ESCOLAS PARQUE DE BRASÍLIA: O QUE CONTAM AS CRIANÇAS SOBRE A AULA DE MÚSICA

Autores

  • Olívia Augusta Benevides Marques Universidade de Brasília
  • Delmary Vasconcelos de Abreu UNB

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa de mestrado concluída que buscou compreender, por meio das narrativas, como as crianças dos anos iniciais veem as aulas de música nas Escolas Parque de Brasília. Baseado nos estudos da Sociologia da Infância de Manoel Sarmento, a pesquisa utiliza os conceitos da criança como ator social e culturas da infância. A metodologia empregada consiste no método (auto)biográfico cujas fontes são as narrativas infantis. Como instrumento de coleta de informações, optamos pelas Rodas de Conversa. Diante dos pequenos enredos construídos com as crianças colaboradoras da pesquisa, compreendemos com suas narrativas o tipo de escola e aula de música desejados: uma escola divertida, que acolhe, ensina musicalmente e constrói valores para a vida. As narrativas infantis escutadas poderão gerar um novo modo de ouvir histórias produzidas no espaço escolar com crianças e com músicas. Isso possibilita que ideias, proposições e, quem sabe, conceitos e princípios possam emergir conhecimentos gerados a partir das narrativas infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olívia Augusta Benevides Marques, Universidade de Brasília

Instituto de Artes da Universidade de Brasília IdA Música

Referências

ABRAMOWICZ, A. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores associados, 2011.

ABREU, D. V. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ALHEIT, P. Biografização como competência-chave na modernidade. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 31-41, jul./dez. 2011.

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. Vol. 1. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DELORY-MOMBERGER, C. Os desafios da pesquisa biográfica em educação. In: SOUZA, Elizeu C. (Org.). Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de métodos e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 43-58.

DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012.

HEINKEL, D. Ser criança é ir à escola, ter amigos de montão: a escuta da infância em seu “ofício de aluno”. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pedagogia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2010.

LARROSA, B. J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LIPAI, A. E. Uma arquitetura para o fluir da vida. Integração, São Paulo, n. 37, p. 135-141, 2004.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os Jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MERRIAM A. P. The Anthropology of Music. Evanston, USA: Northwestern University, 1964.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun. 2014.

PASSEGGI, M. C. Memórias de Pesquisa-Formação: Cenários, tempos, personagens e enredo. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 27-42.

PASSEGGI, M. C. Nada para a criança sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, A. C.; SAMPAIO, C. S. S.; PASSEGGI, M. C. (Orgs.). Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba: CRV, 2014. p. 133-148.

PEDRINI, J. R. Sobre aprendizagem musical: um estudo de narrativas de crianças. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PINTO, M.; SARMENTO, M. J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.

PONSO, C. C. Música na escola: concepções de música das crianças no contexto escolar. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SARMENTO, M. J. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos: Perspectivas Sociopedagógicas da Infância e Educação. Porto, Portugal: Asa Editores, 2004.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e

Cristina Tourinho. Moderna: São Paulo. 2003.

TEIXEIRA, A. S. Pequena introdução à filosofia da educação. 7. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Marques, O. A. B., & Abreu, D. V. de. (2018). PEQUENOS ENREDOS NAS ESCOLAS PARQUE DE BRASÍLIA: O QUE CONTAM AS CRIANÇAS SOBRE A AULA DE MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/753

Edição

Seção

Artigos