A formação do professor de música e sua atuação com alunos idosos: que saberes são necessários?
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi investigar ossaberes que norteiam a formação e a atuação de professores de música que atendemalunos idosos. A pesquisa teve como apoio os trabalhos de Tardif (2002), Gauthier etal. (1998) e Charlot (2000). A metodologia empregou um survey de pequeno porte,tendo como instrumento de coleta de dados o questionário autoadministrado, comquestões fechadas e abertas. Participaram da pesquisa 38 professores atuantes noensino da música em escolas específicas em Brasília. Neste artigo são abordados, naótica dos professores, os saberes necessários para se atuar profissionalmente comessa faixa etária, tendo emergido em maior número os saberes relacionais como:ouvir o idoso, exercitar a tolerância, acreditar na capacidade do idoso, respeitar seuslimites, elevar sua autoestima e, sobretudo, saber exercer a paciência.
This paper presents the results of research whose objective was investigate basesthat guide the teacher education and performance of music teachers serving elderlystudents. The research adopted the work of Tardif (2002), Gauthier et al. (1998)e Charlot (2000). The methodology used was a small scale survey that had as itsinstrument of data collection a self-administered questionnaire composed of closedand open questions. In the study participated 38 teachers engaged in music teachingin specifics schools in Brasilia-DF. This article examines, from the perspective ofteachers, the teacher knowledge bases needed to work professionally with this agegroup. The knowledge that emerged in greater numbers were the relacional knowledgeas: knowing to listen the to the elderly, exercising tolerance, believing in the ability ofthe elderly, respecting their limits, raising their self-esteem and, above all, learning toexercise patience.
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