A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais

Autores

  • DANIEL MARCONDES GOHN Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Este artigo discute consequências e possibilidades de desenvolvimentos recentesda internet para a educação musical. A ampliação das conexões de banda larga,aumentando a qualidade da transmissão de dados digitais, facilitou dois fenômenosobservados no texto: o acesso imediato a arquivos de áudio e vídeo, por meio deredes sociais e sistemas de compartilhamento online; e o uso de videoconferênciasem aulas de música, particularmente para o ensino de instrumentos musicais.Ambos podem contribuir em processos de ensino e aprendizagem da música, comoferramentas didáticas ou formas de interação entre educadores e seus alunos. Nessecontexto, acompanhar as vivências digitais das gerações mais jovens e aproveitarrecursos da internet como Skype, Facebook e YouTube torna-se um desafio constante,assim como um caminho para novas práticas educacionais na área da música.

This article discusses consequences and possibilities of the recent Internetdevelopments for music education. The widening of the broadband connections,increasing the quality of transmission of digital data, has facilitated two phenomenathat are observed in the text: the immediate access to audio and video files, throughsocial media and online sharing systems; and the use of videoconferencing in musicclasses, particularly for the teaching of musical instruments. Both can contribute forprocesses of music teaching and learning, as teaching tools or ways for educators andtheirs students to interact. Within this context, to follow the digital experiences of theyounger generations and to use Internet resources as Skype, Facebook and YouTubeturns into a constant challenge, as well as a path for new educational practices in themusic field.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANIEL MARCONDES GOHN, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É professor do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). Mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é autor doslivros Educação musical a distância: abordagens e experiências (Cortez, 2011), Tecnologias digitais paraeducação musical (EdUFSCar, 2010) e Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas (Annablume,2003). Iniciou seus estudos de percussão em 1985, tendo aulas com Jayme Pladevall, José EduardoNazário e Lilian Carmona. Depois, passou um período de três anos na escola Drummers Collective, emNova York, onde também participou da produção de diversos DVDs educacionais de música da empresaHudson Music. Seus principais interesses de pesquisa incluem o uso de tecnologias na educação musicale processos de ensino e aprendizagem de instrumentos de percussão.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

GOHN, D. M. (2013). A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais. REVISTA DA ABEM, 21(30). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/79

Edição

Seção

Artigos