Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que vem sendo realizadacom estudantes da licenciatura em música no Brasil e em Portugal, com o objetivo deobservar os tipos predominantes de motivação acadêmica, tendo como base teórica ateoria da autodeterminação (Deci; Ryan, 1985). A coleta de dados foi realizada a partirda Escala de Motivação Acadêmica de Vallerand et al.(1992), revisada por Guimarães eBzuneck (2008), que avalia sete tipos de motivação: desmotivação; regulação externa porfrequência às aulas; regulação externa por recompensas sociais; regulação introjetada;regulação identificada; regulação integrada; motivação intrínseca. Participaram do estudo47 estudantes da Universidade Federal da Bahia e 59 estudantes da Escola Superiorde Educação do Instituto Politécnico do Porto. Os dados foram analisados medianteprocedimentos de estatística descritiva, observando-se uma tendência para a motivaçãoautônoma nos dois grupos, situando-se entre a motivação extrínseca por regulaçãointegrada e motivação intrínseca.
This article presents part of the results of a research carried out with undergraduatemusic students in Brazil and Portugal, which aims to observe their predominant types ofacademic motivation, according to the self-determination theory (Decy & Ryan, 1985).The instrument for gathering data was a Brazilian version of the Academic MotivationScale by Vallerand et al. (1992), revised by Guimarães & Bzuneck (2008), which evaluatesseven types of motivation: amotivation, extrinsic motivation by external regulation ofclass frequencies, external regulation by social rewards, introjected regulation, identifiedregulation, integrated regulation, intrinsic motivation. Participants were 47 students of theFederal University of Bahia and 59 students of the School of Education of the PolytechnicInstitute of Porto. The analysis of data has followed descriptive statistics procedures. Theresults suggest a tendency for autonomous motivation in both national groups, which issituated between the integrated regulation and the intrinsic motivation.
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