Contribuição para um possível histórico do ensino coletivo de instrumentos musicais

Autores

  • Wilson Rogério dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ana Roseli Paes dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir alguns conceitos referentes ao surgimento do sistema de ensino coletivo de instrumentos musicais e procurar trazer à luz novas informações que possam contribuir para a compreensão do processo histórico de implantação deste sistema, especialmente nos EUA e Europa, além de debater informações referentes à sua implantação em nosso país. A partir de autores de referência, como Charles Sollinger, Kevin Thompson e James Keene o recorte apresenta dados que objetivam a tentativa de estabelecer um histórico sobre o tema. A proposta é reavaliar alguns conceitos e principalmente datas utilizadas até o momento, além de auxiliar, propor e incentivar novas iniciativas de investigação sobre o assunto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Rogério dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Música (Educação Musical) pela UFBA (2016). Mestre em Artes - Musica pela UNESP (2001). Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Formado em Violão erudito pelo Conservatório de Tatui (1993). Entre 1989 e 1995, desenvolveu intenso trabalho na área de composição, obtendo diversos prêmios. Teve obras executadas por importantes conjuntos como as Orquestras Sinfônicas de Campinas, da UNICAMP e da Bahia. Como regente esteve à frente de diversas orquestras e bandas. Entre 2010 e 2015 foi parecerista vinculado ao MinC. Atualmente é Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Entre suas áreas de interesse estão: Educação musical, Música nas escolas, Ensino coletivo de instrumentos musicais, Etnomusicologia, Música e Desenvolvimento Humano e Social.

Ana Roseli Paes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins/Brasil no curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música, lecionando disciplinas da área de música. É líder e coordenadora do Gabinete de Investigação em Educação Musical/GIEM/UFT. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Instrumentos musicais/GPEI/UFBA e é pesquisadora convidada do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro/PT. Área de estudo e pesquisa: ensino em grupo de instrumentos musicais, educação musical, formação de professores de música, etnopedagogia musical e etnomusicologia.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Santos, W. R. dos, & Santos, A. R. P. dos. (2020). Contribuição para um possível histórico do ensino coletivo de instrumentos musicais. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/820

Edição

Seção

Artigos