AURIS KEYBOARD: FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO TREINAMENTO DE PERCEPÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS SURDAS

Autores

  • Caio Vinícius Pereira de Sá Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Coelho Freire Batista Universidade Federal da Paraíba
  • Donately da Costa Santos Chronos Escola de Música

Resumo

A presente pesquisa trata do processo de inclusão de indivíduos surdos ao ensino formal de música, por meio da tradução da informação sonora em vibração tátil. A partir da compreensão das ferramentas e metodologias já utilizadas para dar suporte ao ensino de música para pessoas surdas, foi possível o desenvolvimento de uma nova ferramenta contendo algumas das principais características exitosas nos estudos anteriores. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa, com base em experimentos realizados com grupos de indivíduos surdos e ouvintes, que utilizaram o protótipo construído, e geraram informações para sustentar uma análise da capacidade da percepção tátil de elementos rítmicos e melódicos. O uso da ferramenta foi avaliado como positivo para os casos abordados, o que sugere que a tradução do som para vibrações táteis é possível e pode ser utilizada para atividades relacionadas ao ensino formal de música.

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Biografia do Autor

Caio Vinícius Pereira de Sá, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Produção Musical pela Universidade Federal de Campina Grande, especialista em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes e mestre em Arte Computacional pela Universidade Federal de Campina Grande. https://orcid.org/0000-0001-8659-4708

Carlos Eduardo Coelho Freire Batista, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2013). Possui Graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (2008), sendo membro do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) desde 2003. Realizou pós-doutorado na University of California (San Diego, 2017), trabalhando na área de computação musical. Atualmente é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes. É pesquisador colaborador do Laboratório Telemídia da PUC-Rio e coautor das especificações do middleware Ginga, participando do Grupo de Trabalho de Middleware do Fórum Brasileiro de TV Digital e também atuando no processo de padronização internacional das tecnologias relacionadas junto à União Internacional de Telecomunicações (UIT). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas multimídia distribuídos, TV digital interativa, vídeo e áudio digital e música computadorizada. https://orcid.org/0000-0002-2593-9052

Donately da Costa Santos, Chronos Escola de Música

possui ensino médio pela Escola Técnica Redentorista (2005). Atualmente é técnico em Eletricidade da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica. https://orcid.org/0000-0002-9724-2027

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Sá, C. V. P. de, Batista, C. E. C. F., & Santos, D. da C. (2019). AURIS KEYBOARD: FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO TREINAMENTO DE PERCEPÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS SURDAS. REVISTA DA ABEM, 27(43). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/829

Edição

Seção

Artigos