Educação musical em escolas da Costa Verde, Sul Fluminense: problematizando possibilidades de implementação da Lei 11.769/2008

Autores

  • LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

o artigo apresenta o relato de ações de pesquisa e extensão desenvolvidas em quatromunicípios da Costa Verde, Sul Fluminense na área da educação musical. Tais açõesnos trazem subsídios para discutir questões importantes acerca da implementação daLei 11.769/2008, como a concepção que se tem nas escolas sobre o que é a educaçãomusical e qual seria o perfil do professor de música. Dialogando com autores sobrequestões como essas, buscamos compreender os desafios que temos a frente para quea educação musical nas escolas se torne uma realidade.

The article reports the research and extension activities undertaken in four districts ofSouthern state of Rio de Janeiro about in the area of music education. Such actions bringus subsidies to discuss important issues about the implementation of Law 11.769/2008, asthe design that you have in schools about what is music education and what is the profileof the music teacher. Dialoguing with authors about issues like these, we understand thechallenges that lie ahead for music education in schools a reality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIANA PIRES DE SÁ REQUIÃO, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Luciana Requião é doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde tambémdesenvolveu pesquisa de pós-doutorado, mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Riode Janeiro (Unirio) e graduada no curso de Licenciatura em Educação Artística pela mesma universidade.Tem experiência na área de artes e educação, com ênfase em música, educação e cultura. É professoraadjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF e membro permanente do Programa de PósGraduação em Música da Unirio. Atualmente vem trabalhando com projetos de pesquisa e extensão naárea da formação de professores. É líder do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação e autorados livros O músico-professor (Booklink, 2002) e Eis aí a Lapa… (Annablume, 2010).

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

REQUIÃO, L. P. D. S. (2013). Educação musical em escolas da Costa Verde, Sul Fluminense: problematizando possibilidades de implementação da Lei 11.769/2008. REVISTA DA ABEM, 21(30). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/84

Edição

Seção

Artigos