Música nas escolas de educação básica: o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011)

Autores

  • NAIR PIRES Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • ÂNGELA IMACULADA LOUREIRO DE FREITAS DALBEN Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa do tipo “estado da arte” sobre o tema educaçãomusical nas escolas de educação básica, na produção da Revista da Abem, no períodode 1992 a 2011. Foram mapeados 75 artigos e a coleta de dados foi feita com base naleitura dos resumos, bem como alguns artigos que não o trazem. Os trabalhos foramanalisados a partir de diferentes enfoques e agrupados em três categorias: formação eprática profissional, políticas públicas e a música no contexto escolar, e outras temáticas.Os resultados trazem elementos para se pensar a pesquisa, a música e seu ensino nasescolas de educação básica.

This paper presents a state of the art survey on music education in elementary schools,based on Abem Journal publications, between 1992 and 2011. The analysis involved atotal of 75 articles and data was collected from abstracts and full-text articles, wheneverabstracts were not available. The articles were analyzed from different perspectives andgrouped into three broad categories: training and professional practice, public policiesand music in schools, among other topics. The results indicate ways of thinking aboutresearch, music and teaching music in elementary schools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NAIR PIRES, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutoranda em Educação, mestre em Educação, especialista em Educação Musical e bacharel emMúsica – Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da UniversidadeFederal de Ouro Preto (Ufop), com experiência nas áreas de teclado em grupo, metodologia da educaçãomusical, políticas públicas e estágio supervisionado. Coordenou a Escola Livre de Música do Institutode Artes e Cultura (1996-1998) e participou da idealização e implantação do curso de Música da Ufopem 1999. Participou como membro do Conselho Universitário (Cuni) e do Conselho Departamental doInstituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da Ufop e como funções administrativas atuou como chefede departamento, presidente do Colegiado, membro do Comitê de Extensão e do Comitê de Ética emPesquisa. Coordenou o projeto Música na Educação Básica (2005-2009) e Pibid da área de Música (2010-2012) da Ufop. Atualmente é membro do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade deEducação da UFMG (Game).

ÂNGELA IMACULADA LOUREIRO DE FREITAS DALBEN, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais daFaculdade de Educação da UFMG (Game) e professora de Didática e Prática de Ensino. Realiza pesquisassobre formação de professores, avaliação educacional e políticas públicas em educação, com publicaçãode livros e artigos na área. Coordenadora do curso Veredas – Formação de Professores em exercício naversão 2002 e 2007 e do curso de Pedagogia UAB UFMG, versão 2008 e 2011. Diretora da Faculdade de Educação da UFMG, gestão 2002-2006 e pró-reitora de Extensão da UFMG, gestão 2006-2010. Membrodo Conselho Estadual de Educação desde 2006, atualmente é diretora da Escola de Formação Continuadade Educadores do Estado de Minas Gerais (Magistra).

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

PIRES, N., & DALBEN, ÂNGELA I. L. D. F. (2013). Música nas escolas de educação básica: o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011). REVISTA DA ABEM, 21(30). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/85

Edição

Seção

Artigos