Música nas escolas de educação básica: o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011)
Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa do tipo “estado da arte” sobre o tema educaçãomusical nas escolas de educação básica, na produção da Revista da Abem, no períodode 1992 a 2011. Foram mapeados 75 artigos e a coleta de dados foi feita com base naleitura dos resumos, bem como alguns artigos que não o trazem. Os trabalhos foramanalisados a partir de diferentes enfoques e agrupados em três categorias: formação eprática profissional, políticas públicas e a música no contexto escolar, e outras temáticas.Os resultados trazem elementos para se pensar a pesquisa, a música e seu ensino nasescolas de educação básica.
This paper presents a state of the art survey on music education in elementary schools,based on Abem Journal publications, between 1992 and 2011. The analysis involved atotal of 75 articles and data was collected from abstracts and full-text articles, wheneverabstracts were not available. The articles were analyzed from different perspectives andgrouped into three broad categories: training and professional practice, public policiesand music in schools, among other topics. The results indicate ways of thinking aboutresearch, music and teaching music in elementary schools.
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