A HISTÓRIA DE VIDA AGUÇADA PELOS BIOGRAFEMAS: UM RECORTE DA HISTÓRIA DE JUSAMARA SOUZA COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSICAL

Delmary Vasconcelos de Abreu

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado que teve como objeto de estudo a história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical e seus desafios epistemológicos. Tomei como um dos objetivos da pesquisa: dar visibilidade às histórias de vida profissional de uma educadora musical que faz parte da história da educação musical no Brasil pelas suas compreensões sobre como o campo da educação musical vem se configurando. Tomei como pressupostos teóricos e metodológicos a sua história de vida, que permite construir a expressão biográfica de uma vida privada, e a sua passagem para uma vida social por meio da produção do conhecimento, entrelaçada com os efeitos do vivido. Seus feitos retratam o modo como ela foi se constituindo como uma das referências na área da educação musical brasileira.


Referências


ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Nova Aventura (Auto)Biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2018. p. 43, 68.

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A construção da Educação musical no Distrito Federal: histórias de vida na perspectiva epistêmico metodológica. In: MORAES, D. Z.; CRYSTIVA, A.; MARTINS, R. (Orgs.). Narrativas digitais, história, literatura e artes: atos de biogr@far. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 265-285

______. O FAEM como espaço de formação em educação musical: uma investigação-formação a partir de memoriais de mestrandos da UnB. Revista da Abem, v. 25, n. 38, p. 89-104, jan./jun. 2017.

______. Levino Ferreira de Alcântara: a gênese da educação musical no Distrito Federal. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016. p. 119-146.

ARROYO, Margarete. Educação Musical na Contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG (SENPEM), 2., 2002, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2002. p. 18-29.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación enfoque y metodologia. [S. l.]: E. Muralla, 2001.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do Indivíduo Projeto. Tradução e Revisão Científica de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2. ed. Natal: EdUFRN, 2014.

______. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012.

______. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução Jusamara Souza. Revista em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 48-73, 2000.

OLIVEIRA, Alda. Relatório da associação brasileira de educação musical gestão das primeiras diretorias – 1991-1995. Revista da Abem, v. 2, nov. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/505. Acesso em: 8 may 2018.

PASSEGGI, Maria da C.; SOUZA, Elizeu C. O Movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigação Qualitativa, v. 2, n. 1 p. 6-26, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO Maria Helena Menna Barreto; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: PASSEGGI, M. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EdUFRN; Porto Alegre: EdiPUCRS; Salvador: EdUNEB, 2012. p. 29-58.

PIMENTA, Selma. Para uma ressignificação da didática. Ciências da Educação, Pedagogia e Didática: uma revisão conceitual uma síntese provisória. In: ENDIPE, 7., 1996, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, 1996a. Mimeo.

______ (Org.). Pedagogia Ciência e Educação? São Paulo: Cortez, 1996b.

PINEAU, Gaston. A tríplice aventura (auto)biográfica: a expressão, a socialização e a formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I. Natal: EdUFRN; Porto Alegre: EdiPURCS; Salvador: EsUNEB, 2012. p. 139-158. Coleção Pesquisa (Auto)biográfica: Temas Transversais.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

______. Tempo e Narrativa: o tempo narrado. Tomo 3. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

______. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

SARAMAGO, José. Biografias. O caderno de Saramago, 22 set. 2008. Disponível em: http://caderno.josesaramago.org. Acesso em: 12 out. 2017.

SOUZA, Jusamara. Entrevista narrativa. A história de vida de Jusamara Souza com a educação musical: desafios epistemológicos. Projeto de pesquisa (Pós-doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2018a.

______. Relatório. In: ENCONTRO PERMANENTE DO FÓRUM DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL, 5., 2018, Brasília. ABEM, Brasília, 2018b.

______. Memorial acadêmico. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

______. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. Revista da Abem, Londrina, v. 22, n. 33, p. 109-120, jul./dez. 2014.

______. História da educação musical no Brasil: à guisa de um prefácio. In: OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina (Org.). Educação musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007.

______. O conceito de cotidiano como perspectiva para a pesquisa e a ação em educação musical. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 1.; ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 6., 1997, Salvador. Anais […]. Salvador: Isme, Abem, 1997. p. 38-43.

______. Contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia para a pesquisa em Educação Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM; SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5., 1996, Londrina. Anais […]. Londrina, 1996a. p. 11-39.

______. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, v. 3, p. 61-74, 1996b.

______. Repensando a pesquisa em educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9., 1996, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 1996c. p. 80-86.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.