A HISTÓRIA DE VIDA AGUÇADA PELOS BIOGRAFEMAS: UM RECORTE DA HISTÓRIA DE JUSAMARA SOUZA COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Delmary Vasconcelos de Abreu Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado que teve como objeto de estudo a história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical e seus desafios epistemológicos. Tomei como um dos objetivos da pesquisa: dar visibilidade às histórias de vida profissional de uma educadora musical que faz parte da história da educação musical no Brasil pelas suas compreensões sobre como o campo da educação musical vem se configurando. Tomei como pressupostos teóricos e metodológicos a sua história de vida, que permite construir a expressão biográfica de uma vida privada, e a sua passagem para uma vida social por meio da produção do conhecimento, entrelaçada com os efeitos do vivido. Seus feitos retratam o modo como ela foi se constituindo como uma das referências na área da educação musical brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidade de Brasília

Delmary Vasconcelos de Abreu é professora nos cursos de Licenciatura em Música presencial e a distância no Departamento de Música da UnB. Atua nas disciplinas relacionadas à área de educação musical. https://orcid.org/0000-0001-5787-5703

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Nova Aventura (Auto)Biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2018. p. 43, 68.

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A construção da Educação musical no Distrito Federal: histórias de vida na perspectiva epistêmico metodológica. In: MORAES, D. Z.; CRYSTIVA, A.; MARTINS, R. (Orgs.). Narrativas digitais, história, literatura e artes: atos de biogr@far. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 265-285

______. O FAEM como espaço de formação em educação musical: uma investigação-formação a partir de memoriais de mestrandos da UnB. Revista da Abem, v. 25, n. 38, p. 89-104, jan./jun. 2017.

______. Levino Ferreira de Alcântara: a gênese da educação musical no Distrito Federal. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Destacados educadores brasileiros: suas histórias, nossa história. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016. p. 119-146.

ARROYO, Margarete. Educação Musical na Contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG (SENPEM), 2., 2002, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2002. p. 18-29.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación enfoque y metodologia. [S. l.]: E. Muralla, 2001.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do Indivíduo Projeto. Tradução e Revisão Científica de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2. ed. Natal: EdUFRN, 2014.

______. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012.

______. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução Jusamara Souza. Revista em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 48-73, 2000.

OLIVEIRA, Alda. Relatório da associação brasileira de educação musical gestão das primeiras diretorias – 1991-1995. Revista da Abem, v. 2, nov. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/505. Acesso em: 8 may 2018.

PASSEGGI, Maria da C.; SOUZA, Elizeu C. O Movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigação Qualitativa, v. 2, n. 1 p. 6-26, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO Maria Helena Menna Barreto; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: PASSEGGI, M. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EdUFRN; Porto Alegre: EdiPUCRS; Salvador: EdUNEB, 2012. p. 29-58.

PIMENTA, Selma. Para uma ressignificação da didática. Ciências da Educação, Pedagogia e Didática: uma revisão conceitual uma síntese provisória. In: ENDIPE, 7., 1996, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, 1996a. Mimeo.

______ (Org.). Pedagogia Ciência e Educação? São Paulo: Cortez, 1996b.

PINEAU, Gaston. A tríplice aventura (auto)biográfica: a expressão, a socialização e a formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I. Natal: EdUFRN; Porto Alegre: EdiPURCS; Salvador: EsUNEB, 2012. p. 139-158. Coleção Pesquisa (Auto)biográfica: Temas Transversais.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

______. Tempo e Narrativa: o tempo narrado. Tomo 3. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

______. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

SARAMAGO, José. Biografias. O caderno de Saramago, 22 set. 2008. Disponível em: http://caderno.josesaramago.org. Acesso em: 12 out. 2017.

SOUZA, Jusamara. Entrevista narrativa. A história de vida de Jusamara Souza com a educação musical: desafios epistemológicos. Projeto de pesquisa (Pós-doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2018a.

______. Relatório. In: ENCONTRO PERMANENTE DO FÓRUM DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL, 5., 2018, Brasília. ABEM, Brasília, 2018b.

______. Memorial acadêmico. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

______. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. Revista da Abem, Londrina, v. 22, n. 33, p. 109-120, jul./dez. 2014.

______. História da educação musical no Brasil: à guisa de um prefácio. In: OLIVEIRA, Alda; CAJAZEIRA, Regina (Org.). Educação musical no Brasil. Salvador: P&A, 2007.

______. O conceito de cotidiano como perspectiva para a pesquisa e a ação em educação musical. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 1.; ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 6., 1997, Salvador. Anais […]. Salvador: Isme, Abem, 1997. p. 38-43.

______. Contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia para a pesquisa em Educação Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM; SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5., 1996, Londrina. Anais […]. Londrina, 1996a. p. 11-39.

______. O cotidiano como perspectiva para a aula de música. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, v. 3, p. 61-74, 1996b.

______. Repensando a pesquisa em educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9., 1996, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 1996c. p. 80-86.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Abreu, D. V. de. (2019). A HISTÓRIA DE VIDA AGUÇADA PELOS BIOGRAFEMAS: UM RECORTE DA HISTÓRIA DE JUSAMARA SOUZA COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSICAL. REVISTA DA ABEM, 27(43). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/856

Edição

Seção

Artigos