A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018

Marcos da Rosa Garcia, Juciane Araldi Beltrame, José Magnaldo de Moura Araujo, Gutenberg de Lima Marques

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um mapeamento bibliográfico a partir dos trabalhos que relacionam tecnologias e Educação Musical publicados nos anais das conferências mundiais e dos seminários promovidos pela Internacional Society for Music Education (ISME) entre os anos de 2010 e 2018. A metodologia foi a revisão bibliográfica integrativa das publicações disponibilizadas no site da ISME. A primeira fase da pesquisa partiu de uma busca em todos os documentos, com as seguintes palavras-chave: educação online/ a distância, blended learning, virtual, e-learning, digital, m-learning, networking, media. Foram encontrados 49 trabalhos, cuja leitura e catalogação inicial resultou nas seguintes categorias: (1) criação, difusão e consumo musical no ciberespaço; (2) educação musical online e híbrida; (3) saberes, competências e formação para o século XXI; (4) tecnologias e ensino e aprendizagem musical. É possível vislumbrar que os estudos promovem avanços nas discussões sobre tecnologias e educação musical na medida em que articulam formas de relações entre pessoas, tecnologias e música. Entretanto, ainda existem lacunas de estudos sobre a temática, como por exemplo sobre tecnologias assistivas para a música e metodologias inovadoras, mostrando assim que é um campo dinâmico e em constante transformação.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.