A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018

Autores

  • Marcos da Rosa Garcia UFPB
  • Juciane Araldi Beltrame
  • José Magnaldo de Moura Araujo
  • Gutenberg de Lima Marques

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um mapeamento bibliográfico a partir dos trabalhos que relacionam tecnologias e Educação Musical publicados nos anais das conferências mundiais e dos seminários promovidos pela Internacional Society for Music Education (ISME) entre os anos de 2010 e 2018. A metodologia foi a revisão bibliográfica integrativa das publicações disponibilizadas no site da ISME. A primeira fase da pesquisa partiu de uma busca em todos os documentos, com as seguintes palavras-chave: educação online/ a distância, blended learning, virtual, e-learning, digital, m-learning, networking, media. Foram encontrados 49 trabalhos, cuja leitura e catalogação inicial resultou nas seguintes categorias: (1) criação, difusão e consumo musical no ciberespaço; (2) educação musical online e híbrida; (3) saberes, competências e formação para o século XXI; (4) tecnologias e ensino e aprendizagem musical. É possível vislumbrar que os estudos promovem avanços nas discussões sobre tecnologias e educação musical na medida em que articulam formas de relações entre pessoas, tecnologias e música. Entretanto, ainda existem lacunas de estudos sobre a temática, como por exemplo sobre tecnologias assistivas para a música e metodologias inovadoras, mostrando assim que é um campo dinâmico e em constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos da Rosa Garcia, UFPB

Marcos Rosa é doutor em Jazz/Comercial Music Performance - Electric Guitar, pela Five Towns College (Nova Iorque - EUA) com tese focando a guitarra jazz como instrumento acompanhador no Jazz. Possui mestrado em educação musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduação em violão pela mesma instituição e especialista em guitarra (UNB). Fez cursos de verão como bolsista na Berklee College of Music (Boston - EUA), Musicians Institute (Los Angeles - EUA). Recebeu prêmios como: “Tony Mottola Award” promovido por Five Towns College; Philippe Bertaud Memorial Scholarship promovido pela D’Addario Foundation e Alhambra Guitars na Espanha; MPB SESC por promovido por SESC Brasil-PB. Em Maio de 2018 lançou seu primeiro álbum solo “A Step Outside” distribuído em todas as plataformas digitais.

Juciane Araldi Beltrame

Professora no Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Música (Música e Educação) pela UNIRIO. Mestre em Música (Educação Musical) pela UFRGS.

José Magnaldo de Moura Araujo

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), possui licenciatura em música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de música em múltiplos contextos, formação de professores de música e educação musical mediada por tecnologias. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e coordenador do Núcleo de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Apodi/RN.

Gutenberg de Lima Marques

Discente do Curso de Mestrado em Música do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba e discente do Curso de Licenciatura em Música (Práticas Interpretativas em Canto) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É membro do Grupo de Estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM), onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, na UFPB. Ainda na instituição, atua na preparação vocal do Coral Universitário Gazzi de Sá, onde é coralista desde 2016, Também é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Estácio do Recife.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Garcia, M. da R., Beltrame, J. A., Araujo, J. M. de M., & Marques, G. de L. (2020). A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/857

Edição

Seção

Artigos