A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades
Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo investigar tecnologias digitais que contribuam com a formação do regente e com o desenvolvimento da prática coral de adultos. O referencial teórico utilizado foi o modelo do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) proposto por Mishra e Koehler (2006). A metodologia consistiu no estudo de métodos mistos através de uma pesquisa-ação com 18 integrantes de um coro adulto durante 3 meses. A coleta de dados foi efetuada por meio de um diário de campo, do registro das atividades dos coristas e da aplicação de um questionário no início e no final da pesquisa. A análise dos dados evidenciou que o uso das tecnologias digitais contribuiu com o desenvolvimento da percepção musical dos integrantes e com a ampliação do universo musical e cultural do coro. Considerou-se que as tecnologias digitais podem colaborar com a organização do coro, bem como oferecer múltiplas possibilidades de atividades de estudos musicais.
Downloads
Referências
BAUER, William. Technological pedagogical and content knowledge for music teachers. In: PROCEEDINGS OF SOCIETY FOR INFORMATION TECHNOLOGY & TEACHER EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, p. 3977-3980.
_______. Music Learning Today: Digital Pedagogy, Performing and Responding Music. New York: Oxford University Press, 2014.
BAUER, William I; MITO, Hiromichi. ICT in Music Education. In: KING, Andrew; HIMONIDES, Envangelos; RUTHMANN, S. Alex (Ed.). The Routledge Companion to Music, Technology, and Education. New York and London: Routledge Taylor & Francis Group, 2017, p.91-102.
BRITO, Teca Alencar de. Hans-Joachim Koellreutter: a música e a educação em um novo mundo. In: MATEIRO, Teresa, ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2016. p.139-160.
CLEMENTE, Louise; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo. O estado da arte da pesquisa sobre canto coral no Brasil e os principais temas relacionados à Educação Musical coral. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, XVI, Blumenau, Anais. ABEM, 2014.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DEMO, Pedro. Olhar do educador e novas tecnologias. Téc. Senac: A R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 15-26, 2011.
DOEBELE, Alexa.Technology and the Choral Art: Music in the Cloud for the Modern Choral Director. The Choral Journal, Vol. 53, No. 5, pp. 91-95, 2012.
FREITAS, Sara de; CONOLE, Gráinne. The influence of pervasive and integrative tools on learners experiences and expectations of study. In: SHARPE, Rhona; BEETHAM, Helen; FREITAS, Sara. Rethinking learning for a digital age: how learners are shaping their own experiences. New York and London: Routledge, 2010. p.15-30.
GOHN, Daniel Marcondes. Autoaprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003.
ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, v. 9, p. 7-16, 2003.
KERI, Facer; SELWYN, Neil. Social Networking. Key messages from the research. In: SHARPE, Rhona; BEETHAM, Helen; FREITAS, Sara. Rethinking learning for a digital age: how learners are shaping their own experiences. New York and London: Routledge, 2010. p. 31-42.
KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge. Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
KRUMHANSL, Carol L. Ritmo e altura na cognição musical. In: ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. p. 45-109.
LEVITIN, Daniel. J. This is your brain on music. The science of a human obsession. New York: DUTTON, 2006.
MATEIRO, Teresa; VECHI, Hotênsia; DE SOUZA EGG, Marisleusa. A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012). Revista da ABEM, v. 22, n. 33, p. 57-76, 2014.
MILLETO, Evandro M; COSTALONGA, Leandro L; FLORES, Luciano V; FRITSCH, Eloi F; PIMENTA, Marcelo S; VICARI, Rosa M. Educação Musical auxiliada por computador. Algumas Considerações e Experiências. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 2, N.1, março, 2004.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J.; HENRIKSEN, Danah. The 7 transdisciplinary habits of mind: Extending the TPACK framework towards 21st century learning. Educational Technology, v. 51, n. 2, p. 22-28, 2010.
MROZIAK, Jordan; BOWMAN, Judith. In: HERRING, Mary C, KOEHLER Matthew J, MISHRA Punya, (Ed). Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPACK) for educators. New York and London: Routledge, 2016. p. 419-434.
SALAVUO, Miikka. Social media as an opportunity for pedagogical change in music education. Journal of Music Technology and Education, v. 1, n. 2-3, p. 121-136, 2008.
SANTOS, Bruno Silva. O canto coral na educação musical: análise e catalogação a partir das publicações nos anais da ABEM e da ANPPOM, e na Revista da ABEM e Revista OPUS (2009 a 2013). Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.
SCHAFER, Murray. R. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. Rio de Janeiro: MusiMed, 2003.
SWANWICK, Keith. A Basis for music education. London: Nfer-Nelson, 1979
VELLOSO, Fernando Castro. Informática: conceitos básicos. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2014.
VINCENT, Marilyn C; MERRION, Margaret. Teaching Music in the Year 2050. Music Educators Journal, v. 82, n. 6, p. 38-42, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).