A audiação em músicos profissionais: um estudo de caso
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso a respeito da relevânciada leitura cantada e das práticas de “audiação notacional” (Gordon, 2000) na vida domúsico profissional. Foram realizadas entrevistas com seis músicos profissionais nointuito de identificar suas experiências nessa área no decorrer da sua formação e vidaprofissional. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva de análisede conteúdo de Bardin (2008), acrescidos de uma exposição final pautada no discursodo sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre (2005). Constatou-se que a leitura cantada tempapel primordial na construção dos processos de “audiação”, afora a necessidade dese ressaltar permanentemente o ensino das competências musicais auditivas em umaformação musical integral na qual se torna realidade a capacidade de refletir e agregarvalores musicais a uma crescente consciência de si mesmo.
This article presents the results of a case study regarding the importance of sightsingingand the practice of notational audiation (Gordon, 2000) in the life of professionalmusicians. Interviews were conducted with six professional musicians in order to identifytheir experiences in this area during the course of their training and professional life. Datawere analyzed from the perspective of the content analysis by Bardin (2008), added bya final exposure under the perspective of the collective subject discourse by Lefevre andLefevre (2005). It was found that sight-singing has a leading role in the construction ofaudiation processes, apart from the need to constantly emphasize the teaching of auralskill in a comprehensive formation where the ability to reflect and add musical values to agrowing awareness of himself becomes reality.
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