A audiação em músicos profissionais: um estudo de caso

Autores

  • RONALDO DA SILVA Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • RICARDO GOLDEMBERG Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso a respeito da relevânciada leitura cantada e das práticas de “audiação notacional” (Gordon, 2000) na vida domúsico profissional. Foram realizadas entrevistas com seis músicos profissionais nointuito de identificar suas experiências nessa área no decorrer da sua formação e vidaprofissional. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva de análisede conteúdo de Bardin (2008), acrescidos de uma exposição final pautada no discursodo sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre (2005). Constatou-se que a leitura cantada tempapel primordial na construção dos processos de “audiação”, afora a necessidade dese ressaltar permanentemente o ensino das competências musicais auditivas em umaformação musical integral na qual se torna realidade a capacidade de refletir e agregarvalores musicais a uma crescente consciência de si mesmo.

This article presents the results of a case study regarding the importance of sightsingingand the practice of notational audiation (Gordon, 2000) in the life of professionalmusicians. Interviews were conducted with six professional musicians in order to identifytheir experiences in this area during the course of their training and professional life. Datawere analyzed from the perspective of the content analysis by Bardin (2008), added bya final exposure under the perspective of the collective subject discourse by Lefevre andLefevre (2005). It was found that sight-singing has a leading role in the construction ofaudiation processes, apart from the need to constantly emphasize the teaching of auralskill in a comprehensive formation where the ability to reflect and add musical values to agrowing awareness of himself becomes reality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RONALDO DA SILVA, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Música – Piano pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp),licenciatura e especialização em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP),mestrado em Fundamentos Teóricos pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), onde atualmente cursa o doutorado.

RICARDO GOLDEMBERG, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Música pela Berklee College of Music (EUA), mestrado em Educação Musicalpelo Holy Names College (EUA), doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual deCampinas (Unicamp) e pós-doutorado em Educação Musical pelo Institute of Education University ofLondon (Inglaterra). É professor do Departamento de Música da Unicamp desde 1985, onde tem atuadonas áreas de percepção, fundamentos teóricos e acústica musical. Participa como orientador do programade pós-graduação em Música da Unicamp (mestrado e doutorado) desde 1999, é membro pesquisadorno Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e tem aproximadamente 30 trabalhos publicadosem anais de congresso e revistas especializadas, com ênfase na área da percepção musical.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

DA SILVA, R., & GOLDEMBERG, R. (2013). A audiação em músicos profissionais: um estudo de caso. REVISTA DA ABEM, 21(30). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/86

Edição

Seção

Artigos