A notação musical e a relação consciente com a música: elementos para refletir sobre a importância da notação como conteúdo escolar

Autores

  • Thiago Xavier de Abreu Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Newton Duarte Faculdade de Ciências e Letras UNESP-Araraquara

Resumo

O presente trabalho analisa o papel da notação como um conteúdo escolar da educação musical. Nosso objetivo é demonstrar que o aprendizado da escrita e da leitura da música ultrapassa em muito a visão pragmática e utilitária da notação que reduz a aquisição deste conhecimento à capacidade de leitura da partitura, correspondendo a um salto qualitativo na consciência dos elementos musicais e, portanto, na relação do indivíduo com a música. Nossa abordagem parte da discussão da importância da notação para o desenvolvimento da música ocidental, observando-a como expressão objetiva do desenvolvimento da consciência do ser humano sobre a sua própria prática musical. A apropriação deste conteúdo reproduz, assim, estes traços na consciência do indivíduo, transformando sua relação com a música. Concluímos ressaltando a importância da notação para a formação musical e destacando a análise aqui apresentada como uma contribuição para a reflexão sobre a importância deste conteúdo para a educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Xavier de Abreu, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP-Araraquara. Professor colaborador no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no curso de Licenciatura em Música.

Newton Duarte, Faculdade de Ciências e Letras UNESP-Araraquara

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Educação pela mesma universidade. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Livre-docente pela Faculdade de Ciências e Leras UNESP-Araraquara e Professor Titular no curso de Pedagogia dessa instituição.

Referências

BENT, Ian D. et alli. Notation. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, 2001. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/20114> Acessado em 10/05/2019 às 13:15.

DUARTE, Newton. A Individualidade Para-Si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3ª ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

______. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994.

LUKÁCS, György. Estética: la peculiaridad de lo estético. Cuestiones preliminares y de principio. Tradução: Manuel Sacritán. Barcelona: Grijalbo, 1966. v.1.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. Contribuição à crítica da economia política. Tradução: Florestan Fernandes. 2ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PAYNTER, John. Music in the school curriculum: why bother?. British Journal of Music Education. v. 19, Issue 03, 215 – 226, nov. 2002.

PENNA, Maura. Ensino da música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Yara (Coord.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária. pp. 129-140, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. “Edição Comemorativa”. Campinas: Autores Associados, 2008a.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008b.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

TREITLER, Leo. Reading and Singing: On the Genesis of Occidental Music-Writing. Early Music History, Vol. 4, Cambridge: Cambridge University Press, 1984, pp. 135-208.

VAN WAESBERGHE, Jos Smits. The Musical Notation of Guido of Arezzo. Musica Disciplina, vol. 5, 1951, pp. 15-53.

VYGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. Madrid, Visor, tomo II, 1993.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Abreu, T. X. de, & Duarte, N. (2020). A notação musical e a relação consciente com a música: elementos para refletir sobre a importância da notação como conteúdo escolar. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/862

Edição

Seção

Artigos