A realidade das redes sociais: uma discussão acerca da educação musical nas comunidades virtuais

Autores

  • Daniel Marcondes Gohn UFSCar

Resumo

Este texto propõe uma discussão sobre implicações que as comunidades virtuais trazem para a área da educação musical. São exploradas algumas das mudanças ocorridas na última década, causadas sobretudo pelo desenvolvimento das redes sociais. Como ponto de partida, há questões sobre as possibilidades de contato com novos repertórios, a formação de comunidades com interesses comuns na música e as consequências na formação de professores de música. Em contraposição a perspectivas propícias para a educação musical, são apontadas problemáticas trazidas pelas novas tecnologias, tais como vícios digitais, excesso de informação e dificuldades de concentração causadas por distrações constantes. Observamos uma grande expansão do alcance de redes sociais, conectando bilhões de pessoas ao redor do planeta, assim como a criação de cursos on-line abertos e massivos (MOOCs) que chegam a milhares de indivíduos. Tal quadro demonstra que nossas experiências com música estarão cada vez mais permeadas por interações on-line, forjando um futuro no qual a compreensão de possíveis aspectos nocivos da internet se torna imprescindível.

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Biografia do Autor

Daniel Marcondes Gohn, UFSCar

Professor da Licenciatura em Música, Departamento de Artes e Comunicação, Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Gohn, D. M. (2020). A realidade das redes sociais: uma discussão acerca da educação musical nas comunidades virtuais. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/881

Edição

Seção

Artigos