A Espiritualidade na Educação Musical e o Processo de Aprendizagem: uma Revisão Integrativa

Autores

  • Denise Maria Bezerra Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antônio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A pesquisa científica da espiritualidade na área da música é relativamente recente e ainda pouco explorada no que se refere à sua relação com o processo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão integrativa da literatura, buscando estudos que investiguem a influência da espiritualidade no processo de aprendizagem musical, em nove bases de dados. A revisão seguiu as diretrizes do protocolo PRISMA e foi complementada pelo modelo SPIDER. Na primeira etapa foram selecionados 25 artigos considerados relevantes e na etapa seguinte, 11 artigos incluídos para análise. Os resultados indicaram que a espiritualidade no processo de aprendizagem musical promove o bem-estar e incentiva a conectividade entre os alunos e professores, além de favorecer a criatividade e o desenvolvimento de habilidades e estratégias de aprendizagem musical. A principal contribuição do trabalho revela que não são as técnicas que promovem a espiritualidade, mas o estado de fluxo que ocorre no processo.

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Biografia do Autor

Denise Maria Bezerra, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenharia do Conhecimento, área de mídia do conhecimento

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Bezerra, D. M., & Fialho, F. A. P. (2021). A Espiritualidade na Educação Musical e o Processo de Aprendizagem: uma Revisão Integrativa. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/884

Edição

Seção

Artigos