A Espiritualidade na Educação Musical e o Processo de Aprendizagem: uma Revisão Integrativa
Resumo
A pesquisa científica da espiritualidade na área da música é relativamente recente e ainda pouco explorada no que se refere à sua relação com o processo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão integrativa da literatura, buscando estudos que investiguem a influência da espiritualidade no processo de aprendizagem musical, em nove bases de dados. A revisão seguiu as diretrizes do protocolo PRISMA e foi complementada pelo modelo SPIDER. Na primeira etapa foram selecionados 25 artigos considerados relevantes e na etapa seguinte, 11 artigos incluídos para análise. Os resultados indicaram que a espiritualidade no processo de aprendizagem musical promove o bem-estar e incentiva a conectividade entre os alunos e professores, além de favorecer a criatividade e o desenvolvimento de habilidades e estratégias de aprendizagem musical. A principal contribuição do trabalho revela que não são as técnicas que promovem a espiritualidade, mas o estado de fluxo que ocorre no processo.
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