A percussão corporal associada ao uso de um aplicativo para tablet: movendo e aprendendo com o ritmo
Resumo
A prática da percussão corporal tem sido utilizada como ferramenta relevante para fins de performance e aprendizado no campo da música. A incorporação de aplicativos de smartphone e tablet pela educação musical amplia a oferta de meios que possibilitam o exercício de habilidades relacionadas ao uso do corpo. O objetivo do artigo é entender o que acontece quando se associa a percussão corporal com um aplicativo para tablet no aprendizado de leitura musical. O presente trabalho utiliza os dados de minha tese de doutorado onde trabalhei com diversas práticas relacionadas ao uso de smartphones e tablets no âmbito da educação musical. A metodologia do trabalho utilizou observação participante, entrevistas e questionários com 79 alunos de duas unidades de uma escola técnica do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que apesar de algumas dificuldades geradas pelas mudanças de padrões rítmicos e a variação do andamento a prática apresentou recursos relevantes para o aprendizado musical.Downloads
Referências
AMORIM, R. R. S. DE. BATUCADEIROS: Educação musical por meio da percussão corporal. [s.l.] Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília/UnB, 2016.
ANDREU, R. C. El desarrollo del ritmo a través de la percusión corporal, el lenguaje y la improvisación en la educación primaria. In: RAMOS, F. S. (Ed.). . Diálogo e Comunicação Intercultural. A Educação com as Artes. Andalucia: Junta de Andalucia, 2009. p. 412.
AZARYAHU, L. et al. ‘MusiMath’ and ‘Academic Music’ – Two music-based intervention programs for fractions learning in fourth grade students. Developmental Science, n. June, p. 1–17, 2019.
BANO, M. et al. Mobile learning for science and mathematics school education: A systematic review of empirical evidence. Computers and Education, v. 121, n. February 2017, p. 30–58, 2018.
BARBA, F.; BARBATUQUE, N. E. O corpo do som: experiências do Barbatuques. In: Musica Na Educação Básica. Brasília: Barbatuques, 2013. p. 39–49.
BELTRAME, J. A. Práticas e aprendizagens de produtores musicais: aspectos de uma educação musical emergente na cultura digital e participativa. Revista da ABEM, v. 26, n. 41, p. 40–55, 2018.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S.; ALVAREZ, M. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRODSKY, W.; SULKIN, I. Handclapping songs: A spontaneous platform for child development among 5-10-year-old children. Early Child Development and Care, v. 181, n. 8, p. 1111–1136, 2011.
CAIN, T. Theory, technology and the music curriculum. British Journal of Music Education, v. 21, n. 2, p. 215–221, 2004.
CERNEV, F. K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. Hypertextus, v. 10, 2013.
___. Aprendizagem Musical Colaborativa Mediada Pelas Tecnologias Digitais: Uma Perspectiva Metodológica Para O Ensino de Música. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 23–40, 2018.
CHOU, C. H.; CHU, Y. L. Interactive rhythm learning system by combining tablet computers and robots. Applied Sciences (Switzerland), v. 7, n. 3, 2017.
COCHRANE, T.; ANTONCZAK, L.; WAGNER, D. Post-web 2.0 pedagogy: From student-generated content to international co-production enabled by mobile social media. Digital Arts and Entertainment: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, v. 3, p. 1471–1488, 2014.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. London and New York: Routledge & Keegan Pau, 2011.
COZZUTTI, G.; BLESSANO, E.; ROMERO-NARANJO, F. J. Music, Rhythm and movement: A comparative study between the BAPNE and Willems Methods. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 152, p. 13–18, 2014.
CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed method. London: SAGE publications, 2014.
CROMPTON, H.; BURKE, D. The use of mobile learning in higher education: A systematic review. Computers and Education, v. 123, n. April, p. 53–64, 2018.
CUERVO, L. DA C. Educação Musical e Novas Tecnologias Digitais: Recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce. Orfeu, v. 4, n. 1, p. 120–150, 2019.
DORAIRAJU, R.; JAMBULINGAM, M. The Role of Music and M-Learning in English: Vocabulary Gain Among Tertiary Students. Journal of Language and Education, v. 3, n. 2, p. 39–44, 2017.
DUARTE, A.; ROBERTO, P.; MARINS, A. Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da músicaXXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Anais...Natal: ABEM, 2015
FABRA-BRELL, E.; ROMERO-NARANJO, F. J. Body Percussion: Social Competence Between Equals Using the Method BAPNE in Secondary Education (Design Research). Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 237, n. 2017, p. 1138–1142, 2017a.
___. Social Competence Between Equals Through Body Percussion According to Method BAPNE in Secondary Students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 237, n. 2017, p. 829–836, 2017b.
FONTANA, A.; FREY, J. H. The interview from structured questions to negotiated text. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.). . Collecting and interpreting qualitative materials. London: SAGE publications, 2003. .
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Penso, 2012.
HEYWORTH, J. Jumping through “loops”: A reflective study on preparing generalist pre-service teachers to teach music. Issues in Educational Research, v. 21, n. 1, p. 42–64, 2011.
HWANG, Y. J.; ILARI, B. Music Teachers’ Use of Online Video Platforms (OVPs) in Lesson Design and Instruction. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 18, n. 2, p. 45–56, 2019.
JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21 century. Cambridge: The MIT Pres, 2009.
JUNTUNEN, M.-L.; HYVÖNEN, L. Embodiment in musical knowing: how body movement facilitates learning within Dalcroze Eurhythmics. British Journal of Music Education, v. 21, n. 2, p. 199–214, 2004.
KARTOMI, M. The art of body percussion and movement in Aceh and its links in countries around the northern rim of the Indian Ocean and the MediterraneanConference on Music in the world of Islam. Anais...Assilah: CFPCI, 2007
KENNY, A. “The Next Level”: Investigating teaching and learning within an Irish traditional music online community. Research Studies in Music Education, v. 35, n. 2, p. 239–253, 2013.
MAGALHÃES, D. S. Mobile application and technology as a motivational support to the learning process of Art/Music. Revista Sítio Novo, v. 2, p. 23–39, 2018.
MERRIAM, S. B. Qualitative research: A guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.
MESQUITA, C. M. S. Percussão corporal no ensino de música: três atividades para a educação básica. In: MÚSICA na educação básica. Londrina: Barbatuques, 2016. v. 7p. 47–59.
MUNARI, E. DE; COZZUTTI, G.; ROMERO-NARANJO, F. J. Music and movement: A comparative study between the BAPNE and Suzuki Methods. SHS Web of Conferences, v. 26, 2016.
NARANJO, F. J. R. Science & art of body percussion: A review. Journal of Human Sport and Exercise, v. 8, n. 2 SUPPL, p. 442–457, 2013.
NEDEL, M. Z. Aprendendo a partir da experiência em grupo: ritmos e expressão corporal para a educação infantil. Revista da SPAGESP, v. 11, n. 2, p. 64–77, 2010.
PALAZÓN HERRERA, J. Aprendizaje móvil basado en microcontenidos como apoyo a la interpretación instrumental en el aula de música en secundaria. Píxel-Bit, Revista de Medios y Educación, n. 46, p. 119–136, 2014.
TOBIAS, E. S. 21st Century Musicianship through Digital Media and Participatory Culture. In: KASCHUB, M.; SMITH, J. (Eds.). . Promising Practices in 21st century music teacher education. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 205–226.
___. Reflecting on changes in practices through integrating participatory culture in our classroms. Mountain Lake Reader, v. 6, p. 94–110, 2015.
WALDRON, J. User-generated content, YouTube and participatory culture on the Web: Music learning and teaching in two contrasting online communities. Music Education Research, v. 15, n. 3, p. 257–274, 2013.
WANG, H.; MOK, P.; MENG, H. Capitalizing on musical rhythm for prosodic training in computer-aided language learning. Computer Speech and Language, v. 37, p. 67–81, 2016.
WEBB, M. Music analysis down the (you) tube? Exploring the potential of cross-media listening for the music classroom. British Journal of Music Education, v. 24, n. 2, p. 147–164, 2007.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZHOU, Y. et al. MOGCLASS: A collaborative system of mobile devices for classroom music educationMM’10 - Proceedings of the ACM Multimedia 2010 International Conference. Anais...Singapore: ACM, 2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).