A escola de tempo integral: um espaço potencial para as aulas de música na educação básica

Autores

  • ANDRÉIA - VEBER Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Este artigo traz em sua essência uma discussão sobre a música na educação básica,tendo como objetivo discutir a escola de tempo integral como espaço potencial paraa inserção do ensino de música na escola. Tal discussão resultou de pesquisa maisabrangente desenvolvida dentro dessa temática, na qual o método consistiu em umestudo de caso qualitativo utilizando como ferramentas entrevistas, observações eanálise de documentos. A análise dos resultados mostra que foi a partir de suainserção no currículo escolar que a música foi construindo seu lugar, passando a serconsiderada por toda a comunidade escolar como área de conhecimento essencialpara a formação integral do ser humano e, assim, indispensável na educação básica.Dessa forma, foi possível destacar que a ampliação do tempo de permanência doaluno na escola foi essencial para a inserção do ensino de música, contribuindoassim com a conquista de seu lugar naquela escola.

This paper brings in its essence a discussion about music in primary and secondaryschool, aiming to discuss the full time school as potential space for the insertion ofmusic teaching in school. Such discussion resulted from comprehensive researchmade in this theme, in which the method consisted in a qualitative case study usingtools such as interviews, observations in loco and analysis of documents. The analysisof the results showed that it was from the insertion of music in the school curriculumthat music was constructing his place, becoming considered throughout the schoolcommunity as a field of knowledge, essential to the whole formation of the humanbeing and, therefore, indispensable in primary and secondary school. This way, itwas noted that increasing the time spent in school was essential for the inclusion ofmusic education, thus contributing to the conquest of its place in that school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDRÉIA - VEBER, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciadaem Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professora no departamento deMúsica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na qual coordena o curso de Licenciatura em Música– Parfor/UEM. É membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical, Tecnologias e Sociedade. Atua emtemáticas relacionadas à formação de professores, inserção da música na escola de educação básica e,mais recentemente, vem desenvolvendo estudos e projetos relacionados ao uso de jogos digitais e novastecnologias como material didático para o ensino de música. Principais publicações: Ensino de música naeducação básica: a conquista do tempo e do lugar da música na escola na perspectiva dos professores edireção; Variações sobre um passeio no parque; Ensino de música na escola: a experiência de um currículointegrado.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

VEBER, A. .-. (2013). A escola de tempo integral: um espaço potencial para as aulas de música na educação básica. REVISTA DA ABEM, 20(29). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/89

Edição

Seção

Artigos