As dimensões formativo-musicais na ONG Ilha de Música: uma perspectiva sobre o ensino de música de um projeto social

Valéria Lazaro de Carvalho, José da Silva Fontes Junior

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre a educação musical adotada pela ONG Ilha de Música localizada no bairro da Redinha, na comunidade da África, Zona Norte do município de Natal - RN. O texto apresenta discussões sobre o ensino de música em ONGs, formação docente para esse contexto e a diversidade cultural no âmbito dos Projetos Sociais. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado uma investigação documental e adotado o método Estudo de Caso. Os dados foram colhidos por intermédio de gravações de áudio e vídeo, a utilização de um caderno de campo e a realização de entrevistas com coordenadores, professores e ex-alunos da ONG. Nos resultados, evidencia-se o uso de uma abordagem de ensino pautada por práticas que valorizam a intuição e a criatividade, sem abrir mão do desenvolvimento técnico e do estudo teórico musical.

Palavras-chave: Educação Musical; Intervenção Social; Diversidade Cultural.

 


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