Diversidade de gênero e sexualidade na docência de música: um estudo com professores/as de música da educação básica

Autores

  • Gabriela Garbini Wenning Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral compreender como professores/as de música da educação básica vivenciam a diversidade de gênero e sexualidade na docência de música. Esta pesquisa está fundamentada nos coneitos de gênero e sexualidade no campo da educação e da educação musical. A estratégia de investigação adotada foi o grupo de discussão que obteve a colaboração de professoras/es de música de escolas de educação básica de Porto Alegre e região. Os resultados deste estudo indicaram que a aula de música é um tempo-espaço generificado e ambiente sexualizado, por meio da música vivenciamos nossas identidades de gênero e sexualidade e por meio do gênero e da sexualidade, criam-se ordenamentos na prática musical e para prática educativo-musical. Acrescenta-se ainda o entendimento, que no convívio entre diversidades de gênero e sexualidade na escola, é que aprendemos a entender a diversidade.

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Biografia do Autor

Gabriela Garbini Wenning, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Música com habilitação em piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestra em Múica pela mesma instituição. Atua como professora de música da educação básica e professora de piano. Em pesquisa, dedica-se a estudar gênero, sexualidade nas suas relações com música.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Wenning, G. G. (2021). Diversidade de gênero e sexualidade na docência de música: um estudo com professores/as de música da educação básica. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/899

Edição

Seção

Artigos