Um Currículo em Movimento: a música na formação de pedagogos e na Educação Infantil do DF
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa concluída, que analisou os conhecimentos musicais dispostos em dois documentos curriculares do Distrito Federal: o Currículo em Movimento da Educação Infantil e o currículo do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. O estudo objetivou analisar e relacionar os conhecimentos prescritos, visando identificar possíveis relações entre os dois documentos. Considera-se a importância da formação musical oferecida aos pedagogos para que suas práticas pedagógicas com música sejam efetivas e consistentes, uma vez que estes profissionais são responsáveis por todos os componentes curriculares da Educação Infantil e Anos Iniciais, incluindo a música. Os resultados revelaram que existem potenciais relações entre os dois currículos, relacionadas às experiências sonoro-musicais. São oferecidas condições pedagógicas, teóricas e experenciais pelo currículo do curso para os licenciandos em Pedagogia, entretanto, o caráter optativo das disciplinas é um fator complicador.
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