Trajetória de vida-científica na educação musical: síntese agregadora de uma unidade na diversidade
Resumo
O presente texto apresenta uma síntese de uma pesquisa concluída de mestrado cujo ob jetivo geral consistiu em compreender como as trajetórias de vida-científica de cinco pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da educação musical vêm se configurando. Os pressupostos teóricos foram emba sados em conceitos de trajetórias de vida. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de natureza qua litativa, a pesquisa documental e, como fonte para coleta de dados, o Currículo Lattes. O referencial teórico-metodológico foi o biograma. Os resultados revelam que a proposição formativa pela vertente das trajetórias de vida-científica dos pesquisadores da educação musical está relacionada com a con cepção da unicidade dessas vidas científicas. Com as reflexões empreendidas é possível dizer, como resultados, que as ações, pensamentos e itinerários foram ao longo de toda uma trajetória tomando forma e nelas estão inseridas as suas construções epistemológicas que ajudaram na consolidação da área da educação musical. Portanto, nesse sentido, é possível compreender aspectos do campo da educação musical ao considerar, pelas trajetórias de vida-científica, a unicidade na diversidade. Por fim, acredito que esta pesquisa poderá contribuir para pesquisas futuras em várias vertentes. Uma dessas vertentes está direcionada às histórias de vida de pesquisadores da educação musical pela perspectiva da pesquisa (auto)biográfica.
Apontamentos
- Não há apontamentos.