A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência

Autores

  • BRUNO WESTERMANN Faculdade Evangélica de Salvador (Facesa)

Resumo

Este estudo qualitativo investiga os fatores que influenciam a presença ou ausênciade um comportamento autônomo no estudo de violão, em alunos do curso deLicenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)– modalidade a distância. Utilizando o desenho metodológico do estudo de caso,foram coletados dados de quatro alunos que, quando do início desse curso, eraminiciantes no instrumento. Esses dados foram coletados sob o ponto de vistados próprios alunos, dos tutores que trabalham com estes alunos e do própriopesquisador, a fim de garantir a confiabilidade dos resultados. A fundamentaçãoteórica diz respeito aos autores que discutem o conceito de autonomia, seja naeducação, educação musical ou educação a distância. Os resultados apresentadosapontam para a capacidade de reflexão sobre a própria produção enquanto alunode violão, como sendo o principal fator que influencia a autonomia desses alunos.

This qualitative study investigates the factors that influence the presence or absenceof an autonomous behavior when studying guitar, with music students of FederalUniversity of Rio Grande do Sul’s music course, offered thru distance education.Using the methodological design of case study, were collected data on four beginnersstudents in the instrument when the course started. These data were collected fromdifferent points of view: from the students themselves, the tutors who work with thesestudents and the researcher, in order to ensure reliability of results.The theoretical concerns authors that discuss the issue of autonomy, whether inEducation, Music Education or the Distance Education. The results suggest thecapacity for reflection on its own production as a student of guitar as the main factorthat influences autonomy of these students.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNO WESTERMANN, Faculdade Evangélica de Salvador (Facesa)

É mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado emLicenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde o anode 2006 com pesquisa e desenvolvimento de materiais para o ensino de violão através da educação adistância, vinculado ao Centro de Artes e Educação Física/UFRGS e ao programa Pró-Licenciatura. É tutordo curso de Licenciatura em Música – modalidade a distância da UFRGS (Prolicenmus) e professor noscursos de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador (Facesa) e Universidade Federalda Bahia.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

WESTERMANN, B. (2013). A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência. REVISTA DA ABEM, 20(29). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/92

Edição

Seção

Artigos