Perfil de autorregulação de estudantes de piano na construção da performance

Autores

  • Adriana Akemi Kikuchi Calzavara
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Embasado na Teoria Social Cognitiva, este trabalho buscou compreender como os estudantes brasileiros nos diferentes níveis de formação (graduação e pós-graduação stricto sensu) enfrentam os desafios da construção da performance musical ao piano, pelas lentes da Autorregulação da Aprendizagem. Dessa forma, objetivou estabelecer o perfil de autorregulação e uso de estratégias de estudo na construção da performance ao piano, verificar quais variáveis – dentre níveis de escolaridade, idade, anos de experiência e horas de estudo – respondiam por diferenças na autorregulação e elencar sugestões da literatura da Autorregulação da Aprendizagem referente à prática musical que pudessem ser aplicadas. Trata de uma pesquisa de campo, descritiva, onde a coleta de dados se deu de forma online, por meio do Self-regulated Practice Behaviour Questionnaire. Participaram 93 pianistas, estudantes de sete instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostraram o perfil de Autorregulação da Aprendizagem nos diferentes níveis de formação, com diferenças significativas na comparação por nível de escolaridade, idade e horas de estudo diárias. Os participantes se perceberam como inclinados a apresentar comportamento autorregulado e a utilizar estratégias de Autorregulação da Aprendizagem, além das estratégias de estudo, para resolver questões relacionadas à construção da performance.

Palavras-chave: Autorregulação. Performance musical. Ensino superior.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Calzavara, A. A. K., & Alliprandini, P. M. Z. (2021). Perfil de autorregulação de estudantes de piano na construção da performance. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/927

Edição

Seção

Artigos