O Método Suzuki e a motivação: o papel do professor e pais na motivação do aluno

Autores

  • Marina Maugeri Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Luiz Britto Passos Amato Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Adriana do Nascimento Araujo Mendes Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este estudo trata do tema da motivação do aluno na educação musical, segundo a perspectiva do Método Suzuki com apoio em pesquisas da área de cognição. Os fatores de motivação do aluno foram retirados da bibliografia de referência e organizados em categorias motivacionais; após, um questionário foi realizado com professores que utilizam o Método Suzuki para verificar a validade atual destes elementos de motivação; e por fim, os dados obtidos na pesquisa foram analisados a partir da Teoria da Autodeterminação, que estuda a motivação no âmbito da psicologia. Como principal resultado da pesquisa pode-se averiguar a validade das propostas motivacionais do Método Suzuki segundo a visão desta teoria da psicologia motivacional.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Maugeri Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em música pela Universidade Estadual de Campinas, é Mestra em Música pela mesma universidade (2016) e possui graduação em Música - Bacharelado em Violino pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo-SP), tendo se formado em 2013. Teve como professores de violino Profa. Dra. Shinobu Saito, Fábio dos Santos, Profa. Dra. Eliane Tokeshi (USP) e Prof. Dr. Luiz Britto Passos Amato (UNESP). É professora de violino especializada no Método Suzuki e leciona no Centro Suzuki de Campinas desde 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Violino, atuando principalmente nos seguintes temas: violino, ensino de violino e Método Suzuki.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Maugeri Santos, M., Amato, L. B. P., & Mendes, A. do N. A. (2021). O Método Suzuki e a motivação: o papel do professor e pais na motivação do aluno. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/937

Edição

Seção

Artigos