Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?

Autores

  • Dhemy Fernando Vieira Brito Universidade do Minho - UMINHO
  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

A pesquisa focaliza as perspectivas de crianças na educação musical, com o objetivo decompreender de que maneira elas se relacionam com a música e como elaboram e compartilham suas ideias de música, no contexto de um coro infantil. O referencial foi construído a partir de estudos que buscam compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às suas práticas musicais, a partir da expressão ideias de música (Beineke, 2009, 2011; Brito, 2007, 2009; Santos, 2006). O estudo foi realizado com 29 crianças, entre 6 e 11 anos de idade, participantes do Cantoria – projeto de extensão do Colégio de Aplicação-UFSC, da cidade de Florianópolis (SC). O desenho metodológico incluiu: 1) observação e registro em áudio e vídeo dos ensaios do grupo; 2) produção de registro pelas crianças em cadernos individuais intitulados “Diários de ideias de música”; e 3) rodas de conversa, focalizando a prática coral e os registros nos diários. Os resultados do estudo apontam para as ideias de música das crianças construídas socialmente em suas relações com seus pares e com os professores, apresentando suas perspectivas em relação ao ser artista, suas concepções sobre as apresentações musicais, suas ideias sobre repertório e o brincar nos encontros do grupo. Acredita-se que pesquisas dessa natureza contribuam para o fortalecimento de práticas musicais mais participativas, identificando e valorizando as compreensões das crianças nos processos de construção musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhemy Fernando Vieira Brito, Universidade do Minho - UMINHO

Doutorando em Estudos da Criança (2019), na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019), fez Bacharelado em Canto pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e Especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atuou como Orientador de Atividades no Serviço Social do Comércio (SESC) de Maringá, regendo os coros Infantis, Infanto-Juvenis e Terceira Idade, além de ministrar aulas de Canto Lírico e Musicalização na instituição entre os anos de 2013 à 2017. Atuou como Professor de Música no Centro de Promoção Humana de Santa Fé, como Regente do Coro Juvenil Cidadão do Amanhã. Além disso, como professor e palestrante, já desenvolveu projetos e oficinas voltadas as áreas de Canto Coral Infantil e Juvenil, Canto Coletivo e Técnica Vocal por meio de atividades lúdicas.

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Música e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolveu a tese Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Realizou Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München, LMU, Alemanha, como bolsista da CAPES. É membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e Editora da Revista Música na Educação Básica da ABEM. Foi Coordenadora dos Cursos de Música da UDESC durante o biênio 2001-2003. Criou e implementou o Programa Núcleo de Educação Musical da UDESC (NEM), um programa que visa a criação de espaços para a educação musical e a formação de professores para a escola pública. Autora da coleção Canções do mundo para tocar, com arranjos para grupo instrumental de canções de diferentes países e do livro/CD/CD-Rom para crianças Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos, publicado no Brasil, Portugal e Uruguai. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas sobre práticas criativas em educação musical, metodologia do ensino de música, ensino instrumental, formação do professor de música e produção de material didático.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Vieira Brito, D. F., & Beineke, V. (2021). Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/947

Edição

Seção

Artigos