Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?

Dhemy Fernando Vieira Brito, Viviane Beineke

Resumo


A pesquisa focaliza as perspectivas de crianças na educação musical, com o objetivo decompreender de que maneira elas se relacionam com a música e como elaboram e compartilham suas ideias de música, no contexto de um coro infantil. O referencial foi construído a partir de estudos que buscam compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às suas práticas musicais, a partir da expressão ideias de música (Beineke, 2009, 2011; Brito, 2007, 2009; Santos, 2006). O estudo foi realizado com 29 crianças, entre 6 e 11 anos de idade, participantes do Cantoria – projeto de extensão do Colégio de Aplicação-UFSC, da cidade de Florianópolis (SC). O desenho metodológico incluiu: 1) observação e registro em áudio e vídeo dos ensaios do grupo; 2) produção de registro pelas crianças em cadernos individuais intitulados “Diários de ideias de música”; e 3) rodas de conversa, focalizando a prática coral e os registros nos diários. Os resultados do estudo apontam para as ideias de música das crianças construídas socialmente em suas relações com seus pares e com os professores, apresentando suas perspectivas em relação ao ser artista, suas concepções sobre as apresentações musicais, suas ideias sobre repertório e o brincar nos encontros do grupo. Acredita-se que pesquisas dessa natureza contribuam para o fortalecimento de práticas musicais mais participativas, identificando e valorizando as compreensões das crianças nos processos de construção musical.

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