Modos de ser professor formador na Pedagogia e a docência virtual em Música

Autores

  • Zelmielen Adornes de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender a docência virtual em Música nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, a partir de narrativas de professores universitários, focalizando os modos de ser professor formador de unidocentes. Com base nos referenciais da Pedagogia Universitária, da Pesquisa Biográfica, da Teoria Fundamentada e nas narrativas produzidas em pesquisa, são discutidas as relações entre docência, Pedagogia, Música e Educação a Distância. Os resultados apontam que a docência virtual em Música na Pedagogia implica: desenvolver modos de ser que envolvam a construção de saberes do campo da unidocência, de experiências com tecnologias e do ensino de música em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o respeito às vivências e aos significados da Música para os estudantes; o desenvolvimento de objetivos pedagógicos próprios; e a tomada de decisão e de seleção dos conhecimentos musicais e pedagógico-musicais indispensáveis à formação desse profissional.

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Biografia do Autor

Zelmielen Adornes de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado (2012) e Doutorado em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Trabalha como pedagoga no Departamento de Ensino do Colégio Politécnico da UFSM, integrando o quadro de servidores técnico-administrativos em educação da instituição; atua como tutora a distância no curso de Pedagogia EaD/UFSM da Universidade Aberta do Brasil; e participa do grupo de estudos e pesquisas FAPEM: formação, ação e pesquisa em Educação Musical, coordenado pela professora Cláudia Ribeiro Bellochio. Tem experiência na área da Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação musical, educação a distância, formação de professores, pedagogia, canto coral, educação básica e profissional. https://orcid.org/0000-0002-9853-8452

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria

É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação em Música (1987) e em Pedagogia (1989) pela UFSM, Mestrado em Educação (1994) pela UFSM e Doutorado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É líder do grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical. É pesquisadora 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi presidente do Conselho Editorial, membro e editora da Revista da ABEM, associação em que foi diretora regional (2009 a 2013). Foi membro do Conselho Editorial da RBE (ANPED – 2015 a 2020). É membro do Conselho Editorial da Revista Educação (UFSM), na qual foi editora-chefe (2001 a 2014), da Revista Opus (ANPPOM) e da ARJ. Foi conselheira da Associação Brasileira de Editores Científicos (2010 a 2013). Tem experiência na área de Educação, atuando nos temas educação musical, formação de professores, pedagogia e práticas educativas. https://orcid.org/0000-0002-3042-300X

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Publicado

2021-09-22

Como Citar

Souza, Z. A. de, & Bellochio, C. R. (2021). Modos de ser professor formador na Pedagogia e a docência virtual em Música. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/967

Edição

Seção

Artigos