Modos de ser professor formador na Pedagogia e a docência virtual em Música
Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender a docência virtual em Música nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, a partir de narrativas de professores universitários, focalizando os modos de ser professor formador de unidocentes. Com base nos referenciais da Pedagogia Universitária, da Pesquisa Biográfica, da Teoria Fundamentada e nas narrativas produzidas em pesquisa, são discutidas as relações entre docência, Pedagogia, Música e Educação a Distância. Os resultados apontam que a docência virtual em Música na Pedagogia implica: desenvolver modos de ser que envolvam a construção de saberes do campo da unidocência, de experiências com tecnologias e do ensino de música em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o respeito às vivências e aos significados da Música para os estudantes; o desenvolvimento de objetivos pedagógicos próprios; e a tomada de decisão e de seleção dos conhecimentos musicais e pedagógico-musicais indispensáveis à formação desse profissional.Downloads
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