A Banda Marcial como Disciplina Eletiva no Ensino Fundamental em Escola de Tempo Integral

Aurélio Nogueira Sousa, Eliton Perpetuo Rosa Pereira

Resumo


Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar elementos da educação musical desenvolvida em escola de educação básica de tempo integral no contexto das disciplinas eletivas para a 2ª fase do ensino fundamental. Em termos metodológicos, ressaltamos nossa experiência tácita, desenvolvida no contexto das escolas de tempo integral de Goiânia (Goiás, Brasil), a qual se deu de modo participante e longitudinal, cuja experiência serviu para interpretarmos os dados coletados por um grupo de estudantes da licenciatura em música (PIBID IFG, 2018 e 2019) em um survey realizado com alunos, professores e gestores da escola. Os resultados, além de apresentarem as características da educação musical na 2ª fase do ensino fundamental nas disciplinas eletivas, também apontam para elementos que caracterizam esse contexto na voz dos atores participantes, de modo que sustentamos uma defesa das disciplinas eletivas para o desenvolvimento de múltiplas experiências em música e como processo formativo musical dos estudantes.

Palavras-chave: Educação musical. Ensino fundamental. Disciplinas eletivas.

 


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