A Banda Marcial como Disciplina Eletiva no Ensino Fundamental em Escola de Tempo Integral

Autores

  • Aurélio Nogueira Sousa Secretária de Estado da Educação de Goiás PPGMUS Universidade Federal da Bahia
  • Eliton Perpetuo Rosa Pereira Instituto Federal de Goiás

Resumo

Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar elementos da educação musical desenvolvida em escola de educação básica de tempo integral no contexto das disciplinas eletivas para a 2ª fase do ensino fundamental. Em termos metodológicos, ressaltamos nossa experiência tácita, desenvolvida no contexto das escolas de tempo integral de Goiânia (Goiás, Brasil), a qual se deu de modo participante e longitudinal, cuja experiência serviu para interpretarmos os dados coletados por um grupo de estudantes da licenciatura em música (PIBID IFG, 2018 e 2019) em um survey realizado com alunos, professores e gestores da escola. Os resultados, além de apresentarem as características da educação musical na 2ª fase do ensino fundamental nas disciplinas eletivas, também apontam para elementos que caracterizam esse contexto na voz dos atores participantes, de modo que sustentamos uma defesa das disciplinas eletivas para o desenvolvimento de múltiplas experiências em música e como processo formativo musical dos estudantes.

Palavras-chave: Educação musical. Ensino fundamental. Disciplinas eletivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurélio Nogueira Sousa, Secretária de Estado da Educação de Goiás PPGMUS Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Educação Musical Ensino Musical Escolar pela Universidade Federal de Goiás (2009), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Tecnológica Darwin (2011). É mestre em música pelo Programa de Pós-Graduação em música da Universidade Federal de Goiás sobre a Orientação da Drª Sônia Ray na linha de pesquisa Educação Musical e Pedagogia da Performance (2015), Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2020), com o Dr. Joel Barbosa com período sanduíche na Universidade de Aveiro sob a orientação da Dr. Maria do Rosário Pestana. Exerceu o cargo de coordenador do Ponto de Cultura Tocando Arte do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC) (2011-2015). É professor de musicalização na educação infantil na rede privada de Goiânia e professor efetivo de música da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, onde exerce o cargo de regente de banda e coordenador Técnico Artístico do Centro de Educação de Período em Tempo Integral Ismael Silva de Jesus. Tem experiência na área de Artes, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação musical, Educação Básica, Ensino coletivo de banda, regência de bandas de música, ensino de trompete, musicalização infantil, arte-educação, gestão e produção cultural.

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás

Brasileiro. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha). Licenciado e Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). No Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG-Brasil) atua na Licenciatura em Música - Campus Goiânia. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Metodologia Científica e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Sousa, A. N., & Pereira, E. P. R. (2021). A Banda Marcial como Disciplina Eletiva no Ensino Fundamental em Escola de Tempo Integral. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/969

Edição

Seção

Dossiê