A música no currículo da educação de jovens e adultos: um estudo de caso

Autores

  • Daniela Cesa Fracasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a inserção do ensino de música no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa se orientou teoricamente por proposições do campo dos estudos do currículo, mais especificamente, pelo entendimento de que o currículo é o núcleo estruturante da função da escola, um espaço político de legitimação e reconhecimento de saberes e de sujeitos. A escolha metodológica foi o estudo de caso, por meio da abordagem qualitativa. Como resultado destaca-se o reconhecimento dos sujeitos como princípio orientador da inserção da música no currículo. A música ocupa dois espaços no currículo, cada qual com diferentes finalidades e formas de organização e de condução das práticas pedagógicas. Como ponto comum está o reconhecimento das experiências sociais no currículo, aproximando saberes e sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Fracasso, D. C. (2021). A música no currículo da educação de jovens e adultos: um estudo de caso. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/976

Edição

Seção

Dossiê