Música na Educação Profissional e Tecnológica: diferentes possibilidades formativas

Autores

  • Maira Ana Kandler Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa trata da Educação Profissional e Tecnológica e teve como objetivo compreender como as formas de inserir a música no Instituto Federal de Santa Catarina campus Florianópolis (IFSC-Florianópolis) se relacionam com a proposta de educação profissional e tecnológica dessa instituição. A base teórica foi construída a partir de três eixos: princípios da Educação Profissional e Tecnológica, música como trabalho, música como prática. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações. A análise indicou que a música é inserida no IFSC-Florianópolis por meio de práticas educativo-musicais que buscam contribuir para a formação integral, a formação musical inicial e a iniciação profissional dos praticantes na área de música. A música, portanto, tem muitos potenciais formativos e pode ser inserida de diferentes formas no contexto de EPT. O que vai determinar a forma dessa inserção são as intenções e concepções dos sujeitos com ela envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Ana Kandler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), Especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Graduada em Educação Artística/Habilitação em Música pela Universidade Federal do Paraná (2002). Membro do Grupo de Pesquisa Música e Escola (UFRGS/CNPq) e também do Grupo de Pesquisa Música e Educação - MusE (UDESC/CNPq). Atua na área de Música, com ênfase no ensino de música na Educação Básica, Musicalização Infantil, Formação de Professores de Música, Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro,  Regência e Canto. Atualmente atua como professora colaboradora no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Kandler, M. A. (2021). Música na Educação Profissional e Tecnológica: diferentes possibilidades formativas. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/978

Edição

Seção

Dossiê