Práticas musicais gospel no cotidiano e educação musical
Resumo
Este texto é resultado de uma pesquisa empírica apresentada como dissertação demestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal deSanta Maria. O objetivo central da referida pesquisa foi analisar as práticas musicaisna cultura gospel, a partir de uma perspectiva em educação musical. O foco analíticoparte de uma compreensão da educação musical como uma área que se articulacom outras áreas do conhecimento como sociologia, antropologia e etnomusicologia,e enseja possibilidades de debate sobre uma educação plural que considere ocontexto sociocultural dos sujeitos, suas construções de identidades musicais e suasexperiências cotidianas. Através de um estudo de caso, realizado mediante entrevistas,observações e diários de pesquisa, buscou-se lançar um olhar sobre os processospedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo delouvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta (RS). A constataçãode elementos musicais significativos da cultura gospel oferece possibilidades dereflexão e anunciam problematizações referentes à educação musical, ao cotidiano eaos significados religiosos.
The present text ensues from an empirical research submitted as a Master degreedissertation in the Pos-graduation Program in Education of the Universidade Federalde Santa Maria. The central objective of the referred research has been to analyzethe musical practices in gospel culture, by a perspective in musical education. Theanalytical focus starts from a comprehension of musical education as an area whicharticulates together with other fields of knowledge, as sociology, anthropology andethnomusicology, and enables possibilities of debate on a plural education whichconsiders the sociocultural context of the subjects, their musical identity constructionsand their everyday experiences. Through a case study, developed by means ofinterviews, observations and diary research registers, this work intended to take alook on the musical-pedagogic processes and the construction of musical identitieswhich occur in the praise group ‘Somos Igreja’, in the evangelical community ‘Igreja emCruz Alta – RS’. The verification of significant musical elements of gospel culture offerspossibilities of reflection and announces some questions about musical education, theeveryday and religious meanings.
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