Práticas musicais gospel no cotidiano e educação musical

Autores

  • ANDRÉ MÜLLER RECK Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa empírica apresentada como dissertação demestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal deSanta Maria. O objetivo central da referida pesquisa foi analisar as práticas musicaisna cultura gospel, a partir de uma perspectiva em educação musical. O foco analíticoparte de uma compreensão da educação musical como uma área que se articulacom outras áreas do conhecimento como sociologia, antropologia e etnomusicologia,e enseja possibilidades de debate sobre uma educação plural que considere ocontexto sociocultural dos sujeitos, suas construções de identidades musicais e suasexperiências cotidianas. Através de um estudo de caso, realizado mediante entrevistas,observações e diários de pesquisa, buscou-se lançar um olhar sobre os processospedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo delouvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta (RS). A constataçãode elementos musicais significativos da cultura gospel oferece possibilidades dereflexão e anunciam problematizações referentes à educação musical, ao cotidiano eaos significados religiosos.

The present text ensues from an empirical research submitted as a Master degreedissertation in the Pos-graduation Program in Education of the Universidade Federalde Santa Maria. The central objective of the referred research has been to analyzethe musical practices in gospel culture, by a perspective in musical education. Theanalytical focus starts from a comprehension of musical education as an area whicharticulates together with other fields of knowledge, as sociology, anthropology andethnomusicology, and enables possibilities of debate on a plural education whichconsiders the sociocultural context of the subjects, their musical identity constructionsand their everyday experiences. Through a case study, developed by means ofinterviews, observations and diary research registers, this work intended to take alook on the musical-pedagogic processes and the construction of musical identitieswhich occur in the praise group ‘Somos Igreja’, in the evangelical community ‘Igreja emCruz Alta – RS’. The verification of significant musical elements of gospel culture offerspossibilities of reflection and announces some questions about musical education, theeveryday and religious meanings.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

RECK, A. M. (2013). Práticas musicais gospel no cotidiano e educação musical. REVISTA DA ABEM, 20(29). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/98

Edição

Seção

Artigos