Relações com música na educação infantil: cenas de uma Escola Municipal de Educação Infantil em Porto Alegre/RS

Autores

  • Joana Lopes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como diferentes formas de mediar relações com música, de diferentes profissionais, contribuem para o projeto formativo de crianças em uma escola de educação infantil. Os pressupostos orientadores tomam como base ideias de infância, de educação e de música. A estratégia de pesquisa escolhida foi o estudo de caso e as técnicas, a análise de documentos, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. Os resultados evidenciam que o projeto formativo particulariza a escola e direciona os campos de conhecimento para um objetivo comum: a educação das crianças que introduziram seus inícios nessa instituição. A música – como um desses campos de conhecimento – funciona como dispositivo de formação das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Lopes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É doutora em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Licenciatura e Mestrado em música pela mesma Universidade. Atualmente atua como professora de música no Colégio de Aplicação da UFRGS. Trabalhou como professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-04-02

Como Citar

Pereira, J. L. (2021). Relações com música na educação infantil: cenas de uma Escola Municipal de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/981

Edição

Seção

Dossiê