Qualidades acústicas da sala de aula para ensino coletivo de música: uso do programa I-Simpa

Autores

  • Davi Correa Bueno UNASP
  • Drª Betania Jacob Stange Lopes UNASP

Resumo

O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais vem se expandindo nos últimos anos no Brasil. Apesar disso, nem sempre a sala de aula possui as qualidades acústicas necessárias para o ensino musical, o que prejudica o ensino de música. O objetivo deste trabalho é utilizar um programa de simulação acústica para comparar as propriedades acústicas de diferentes ambientes. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo exploratória. Foram realizadas duas simulações utilizando o programa I-SIMPA para calcular: o Tempo de Reverberação; a intensidade sonora durante as aulas; o nível de equilíbrio sonoro entre os alunos. A simulação I demonstrou a importância do tratamento acústico para obter o Tempo de Reverberação ideal e permitir o equilíbrio entre a sonoridade dos alunos. Essas qualidades acústicas favorecem a percepção auditiva do aluno, podendo facilitar o aprendizado musical. A simulação II evidenciou a necessidade de salas amplas, com pelo menos 26 m³ por aluno, para reduzir a massa sonora em sala de aula e garantir a saúde auditiva do professor e alunos. O software I-SIMPA é uma ferramenta útil para a compreensão das qualidades acústicas da sala de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Correa Bueno, UNASP

Davi Corrêa Bueno - Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP); Especialista em Trabalho Docente e Educação Musical na Educação Infantil pela Universidade de Araraquara (UNIARA); Especialista em Ensino e Prática Musicais com Ênfase em Regência pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP); e Graduado em Educação Artística pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Drª Betania Jacob Stange Lopes, UNASP

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Educação Pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (UNASP); e Graduada em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letra de Mandaguari (FAFIMAN). Tem experiência na educação básica, com ênfase em Coordenação Pedagógica de Unidades Educativas da Rede Adventista de Educação no Brasil (1982-2006), docência e coordenação em cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo desde 2007. Nessa mesma Instituição no Campus de Engenheiro Coelho foi Coordenadora do Curso de Pedagogia (2007-2017), Assessora Pedagógica do Ensino Superior (2017 e 2018), e atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação. Tem desenvolvido pesquisas nos seguintes temas: Metodologias Ativas, Desenvolvimento Profissional Docente, Avaliação Formativa e Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Bueno, D. C., & Lopes, D. B. J. S. (2022). Qualidades acústicas da sala de aula para ensino coletivo de música: uso do programa I-Simpa. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/990

Edição

Seção

Artigos