Qualidades acústicas da sala de aula para ensino coletivo de música: uso do programa I-Simpa
Resumo
O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais vem se expandindo nos últimos anos no Brasil. Apesar disso, nem sempre a sala de aula possui as qualidades acústicas necessárias para o ensino musical, o que prejudica o ensino de música. O objetivo deste trabalho é utilizar um programa de simulação acústica para comparar as propriedades acústicas de diferentes ambientes. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo exploratória. Foram realizadas duas simulações utilizando o programa I-SIMPA para calcular: o Tempo de Reverberação; a intensidade sonora durante as aulas; o nível de equilíbrio sonoro entre os alunos. A simulação I demonstrou a importância do tratamento acústico para obter o Tempo de Reverberação ideal e permitir o equilíbrio entre a sonoridade dos alunos. Essas qualidades acústicas favorecem a percepção auditiva do aluno, podendo facilitar o aprendizado musical. A simulação II evidenciou a necessidade de salas amplas, com pelo menos 26 m³ por aluno, para reduzir a massa sonora em sala de aula e garantir a saúde auditiva do professor e alunos. O software I-SIMPA é uma ferramenta útil para a compreensão das qualidades acústicas da sala de música.Downloads
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