Orientações para Avaliação

Orientações

Acesse o sistema da REVISTA DA ABEM: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem

Entre com seu login e senha.

Na “Página do usuário”, abaixo do título REVISTA DA ABEM, aparecerá sua função. Clicando sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os manuscritos enviados para sua avaliação.

Clique sobre o título que deseja avaliar e abrirá outra janela:
Submissão aguardando avaliação
Cronograma da avaliação
Diretrizes para avaliação

Em Diretrizes para avaliação, proceda da seguinte maneira:

Passo 1: clique no ícone de e-mail para avisar o(a) editor(a) sobre sua disponibilidade para avaliar o manuscrito. Caso esteja disponível, prossiga da seguinte maneira.
Passo 2: ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço. Clique sobre esse link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar (escolha “salvar” para copiar o artigo em seu computador e fazer a avaliação do mesmo). Feita a avaliação, retorne ao sistema e prossiga respondendo ao que é solicitado.
Passo 3: clique no ícone “comentário”, ao lado da palavra “avaliação”, e abrirá uma caixa em que será possível fazer o parecer ao(à) autor(a) e ao(à) editor(a). Feito isso, salve e feche.
Passo 4: se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo ao(à) autor(a) da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em “procurar”, selecione o arquivo e transfira. Antes de inserir o arquivo no sistema, lembre-se de retirar a identificação de autoria do arquivo e da opção “Propriedades no Word”, garantindo, assim, o sigilo de sua identidade.
Passo 5: escolha a Recomendação que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor. Automaticamente, o sistema nos informará que você concluiu a avaliação. Não esqueça: Antes de sair do sistema, conclua o passo 5: recomendação. Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da REVISTA DA ABEM, busque, na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.

Pontos norteadores da avaliação do manuscrito: 

  1. Clareza na apresentação do manuscrito, em todos seus elementos (resumo, título, abstract, objetivos, metodologia, etc.).
  2. Coerência formal (apresentação, desenvolvimento e conclusão).
  3. Coerência teórica ou empírica, articulação e fundamentação da argumentação.
  4. Pertinência, uso criterioso e atualização da bibliografia empregada em citações diretas ou indiretas.
  5. Clareza, fluência e correção da redação.
  6. Contribuição para inovação e avanço de conhecimentos e/ou da prática na área de Educação Musical.