Go to Top

Fóruns ABEM

III Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Educação Musical

  •  

    A Associação Brasileira de Educação Musical convida os pesquisadores da área para participarem do III Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Educação Musical, que será realizado em Florianópolis, nos dias 03 e 04 de junho de 2016. O Evento é uma promoção da ABEM em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e tem como objetivo refletir e analisar o cenário da produção de conhecimento científico em educação musical no Brasil, identificando tendências, lacunas e perspectivas para o avanço e inovações nas pesquisas da área.

    O Fórum é destinado mais diretamente a pesquisadores profissionais e professores de pós-graduação que atuem no campo da educação musical. Mas, assim como todos os demais fóruns da ABEM, o Evento é aberto à toda a comunidade, e congregará estudantes, professores e outros profissionais que tenham interesse na análise e discussão da pesquisa em educação musical.

    Os dois primeiros encontros presenciais do Fórum (2014 e 2015) foram realizados na Universidade de Brasília, e contaram com a participação de pesquisadores profissionais, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e estudantes de graduação que almejam trilhar pelos caminhos da pesquisa. Os eventos possibilitaram avanços na discussão de temas fundamentais para a pesquisa em educação musical, abarcando questões como: o estado da arte dos debates epistemológicos da área; as tendências e características das metodologias de pesquisa utilizadas; a inserção da educação musical na pós-graduação brasileira; os problemas e desafios que caracterizam a prática e a formação do pesquisador profissional em educação musical; e a realidade e perspectivas de atuação dos grupos de pesquisa na área.

    Nesta terceira edição desse Fórum, além de retomar e aprofundar essas questões, serão lançadas novas temáticas e desafios que estão no cerne da pesquisa em educação musical na contemporaneidade. Este Evento promoverá, também, uma participação mais abrangente de pesquisadores profissionais da área de educação musical no país que poderão compartilhar suas experiências e produções científicas realizadas na área.

    As inscrições para o Fórum são gratuitas e poderão ser realizadas no site da ABEM a partir do dia 20/05/2016.

    Local: Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
    Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes
    Endereço: Rua Benventura, 1907, Itacorubi, Florianópolis.

    Voltar


  • Local: Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da UDESC. Endereço: Rua Benventura, 1907, Itacorubi, Florianópolis.

    Horário

    03/06/2016 (sexta-feira)

    04/06/2016 (sábado)

    9h

     

    - Painel temático - A qualidade da produção cientifica em educação musical no Brasil 

    10h


    11h


    - Debate orientado sobre o tema do painel 

    12h

        

    - Intervalo para o almoço

    14h

    - Abertura 
    - Palestra: Produção de conhecimento, trabalho na universidade, formação de pesquisadores
    - Painel temático: A formação de pesquisadores em educação musical no Brasil 

    16h

    - Intervalo para o café- Intervalo para o café 

    16:30h

    - Debate orientado abordando a temática discutida no painel – 

    - Debate orientado abordando a temática discutida no painel 
    - Encaminhamentos e perspectivas futuras para o Fórum

    18h

    - Encerramento das atividades do dia 

    - Encerramento das atividades do Fórum 

  • Clique aqui para se inscrever